As oitavas de final da Copa do Brasil 2014 não terão apenas confrontos com retrospecto no campeonato. Três deles serão realizados pela primeira vez na história da competição.
No primeiro deles, um confronto com muita história tanto no Campeonato Paulista como no Campeonato Brasileiro. Corinthians e Bragantino se encontram na Copa do Brasil pela primeira vez. O time da capital eliminou o Bahia na fase anterior e tem dois títulos (2002 e 2009) na competição. Por outro lado, o time de Bragança Paulista eliminou o São Paulo na última fase e chega como surpresa nas oitavas de final.
Cruzeiro e Santa Rita se encontram pela primeira vez na história. O time mineiro tem quatro títulos da Copa do Brasil (1993,1996, 2000 e 2003) e entrou na competição apenas nesta etapa, já que disputou a Copa Libertadores. Já o time gaúcho eliminou o Santa Cruz na segunda fase. Aparece como surpresa e está pela primeira vez nas oitavas de final da competição
Outro duelo que será realizado pela primeira vez é Altético-PR e América-RN. O time paranaense também disputou a Libertadores e entrou apenas nas oitavas de final. Foi finalista em 2013 e tenta chegar novamente à final neste ano, já que perdeu para o Flamengo no ano passado. Já o time potiguar nunca chegou nas oitavas de final e surpreendeu o Fluminense na segunda fase – com vitória por 3 a 0 em casa, em Natal; e eliminação da equipe carioca no Maracanã, com derrota por 5 a 2.
Pela segunda vez na história, Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam na Copa do Brasil. No primeiro confronto, em 1996, o time paulista foi melhor e se classificou para as quartas de final com tranquilidade.
Na primeira partida, disputada no Estádio Independência, o Palmeiras venceu por 2 a 1 e foi para São Paulo com uma boa vantagem. No jogo de volta o alviverde goleou a equipe mineira por 5 a 0 e concretizou a classificação.
No total, são duas vitórias do Palmeiras e sete gols marcados, contra apenas um do Atlético-MG. A equipe paulista tem um título conquistado em 1998. Já o Galo busca seu primeiro título da Copa do Brasil.
A primeira partida será realizada nesta-quarta-feira, às 22 horas, no Estádio do Pacaembu. O jogo de volta será realizado na próxima quinta-feira, às 20 horas, no Estádio Independência.


















