Três equipes paraibanas disputam Regional Nordeste 2015 de Goalbal - SóEsporte
Especiais

Três equipes paraibanas disputam Regional Nordeste 2015 de Goalbal

goalballModalidade no qual o Brasil é o atual campeão mundial e prata paralímpico, o Goalball chega à São Luís, no Maranhão, para mais uma competição do calendário esportivo da CBDV, entre os dias 5 e 7 de junho. O Regional Nordeste 2015 vai colocar frente a frente equipes na disputa do título e das vagas para a Copa CAIXA Loterias, o principal evento do país.

 Os jogos serão realizados na Escola São José Operário, com a participação de 15 equipes – nove masculinas e seis femininas –, de cinco Estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. O evento irá credenciar os três primeiros colocados (campeão, vice e terceiro) da divisão masculina, mais a vencedora da disputa feminina, às vagas para o campeonato brasileiro da modalidade, que será realizado em Curitiba, no mês de outubro.
Craques não vão faltar. Alguns deles, inclusive, da seleção brasileira. Atual bicampeão brasileiro e regional, a APACE-PB conta com Romário Marques e José Roberto, como principais armas, para chegar ao 12º título regional da história. Os atletas foram confirmados, na última segunda-feira (1), na lista de convocação da Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Canadá, de 7 a 15 de agosto.
A associação de João Pessoa também vai defender o título no feminino, conquistado duas vezes nos últimos três anos. No entanto, a equipe não terá vida fácil na disputa por mais um troféu. Melhor jogadora do campeonato na conquista da APACE-PB, em 2014, Denise Souza voltou a vestir a camisa da ADEVIRN/RN, onde também foi responsável direta pelo título do time potiguar, em 2013.
Além de APACE-PB e ADEVIRN-RN, também estão na disputa: ACEC-CE, APADEVI-PB, CEDEMAC-MA, IAPQ-PE, ICB-BA, ICP-PB e IERC-RN.
A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do CEDEMAC-MA. Será a oportunidade para os atletas inscritos competirem em alto nível, e chamarem a atenção do técnico da seleção brasileira feminina, Dailton Nascimento, e do coordenador da modalidade, Paulo Miranda, que estão presentes durante todo evento.
Regulamento
As equipes serão separadas em dois grupos, em suas respectivas categorias. No masculino, as equipes são posicionadas conforme o ranking 2014. Por ser a melhor ranqueada, a APACE-PB ficará no grupo com o menor número de equipes, de um total de nove. Aquelas que não estão no ranking (ACEC-CE, APADEVI-PB e ICB-BA) serão sorteadas durante Congresso Técnico, que será realizado nesta quinta-feira (4). As duas melhores se classificam para as semifinais. As vencedoras da fase eliminatória disputam o título, e as derrotas jogam pelo bronze.
No feminina as equipes foram divididas em dois grupos de três cada. As primeiras colocadas das chaves avançam automaticamente para as semifinais, enquanto, segundas e terceiras, sem enfrentam na repescagem (2º do A x 3º do B e 2º do B x 3º do A). As vencedoras avançam para as semifinais. Em mais uma partida eliminatória, as vencedoras dos jogos fazem a final, e as perdedoras disputam o terceiro lugar.
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.