O Mundial de Clubes de 2035 conta com 32 das melhores equipes do futebol mundial, agrupadas em uma competição no formato de copa. Entre eles três são paraibanos: Luis Henrique, na Internazonale de Molão; Artur, no Botafogo Carioca; e Otávio, no Porto de Portugal.
A compitição está sendo disputada nos Estados Unidos, e está em é sua primeira edição.
Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo são os representantes brasileiros, classificados por conta de seus títulos na Copa Libertadores nos últimos anos, mas o país também tem forte presença quando o assunto são atletas em outras equipes participantes.
No total, entre jogadores inscritos para o Mundial de Clubes 2025, são 141 jogadores brasileiros, que colocam o país na primeira colocação entre os com mais representantes no campeonato. 95 deles defendem os quatro times do Brasil na competição, enquanto 46 estão em equipes estrangeiras.
Grupo A
No grupo do Palmeiras, além dos atletas do alviverde, são cinco brasileiros. No Inter Miami, time de Lionel Messi, Léo Afonso é o único brasileiro, que atua pelo clube desde os tempos de base. O Porto tem quatro jogadores do Brasil – Otávio, Pepê, Samuel Português e o jovem William Gomes, que defendeu o São Paulo antes de sua chegada.
O destaque fica para Pepê, que é um dos jogadores com mais partidas pelo Porto na temporada 2024/25, com 43 partidas disputadas e 9 participações em gol.
Grupo B
Considerado o “grupo da morte”, o grupo B tem os brasileiros do Botafogo, além de Atletico de Madrid, PSG e Seattle Sounders. João Paulo, da equipe estadunidense, teve passagem pelo Botafogo até 2019, enquanto o PSG, que teve muitos brasileiros em seu elenco recentemente, atualmente conta com a dupla de zaga Marquinhos e Beraldo e o ex-Corinthians, Moscardo. No Atleti, Samuel Lino é o único brasileiro.
Destaque para Marquinhos, nome importante da seleção brasileira e campeão da Champions League como um dos nomes de peso do PSG.
Grupo D
O grupo C, que tem o Flamengo, tem outros cinco brasileiros. Igor Jesus reencontrará seu ex-clube, desta vez pelo LAFC, ao lado de Marlon, que jogou pelo Fluminense no Brasil. o Espérance tem a dupla de ataque Yan Sasse e Rodrigo Rodrigues, enquanto o Chelsea só conta com o jovem Andrey Santos atualmente.
Recém retornado ao Chelsea, após uma temporada no Strasbourg, Andrey Santos ganhou experiência e minutos, e promete ser um dos nomes na rotação do meio-campo do clube inglês.
Grupo F
O grupo F do Fluminense tem Yan Couto como destaque defensivo do Borussia Dortmund, Yago Cariello e Erick Farias, que defendem o Ulsan, da República da Coreia, e Arthur Sales e Lucas Ribeiro, do Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
Depois de rodar por Espanha e Portugal em seus primeiros anos de Europa, Yan Couto encontrou seu melhor futebol no Borussia Dortmund, como uma peça importante da equipe alemã.
Grupo E
Com Urawa Reds, River Plate, Inter de Milão e Monterrey, só a equipe mexicana não conta com jogadores brasileiros. No time japonês, Matheus Sávio, Danilo Boza e Thiago Santana são os nomes. Carlos Augusto e Luis Henrique da Inter e o jovem Giorgio Costantini, do River.
Cria da base do Corinthians, Carlos Augusto foi um nome importante na ótima campanha da Inter de Milão na Champions League, quando chegou até a grande decisão contra o Paris Saint-Germain.
Grupo G
Mesmo sem equipes brasileiras, o grupo G é repleto de representantes do futebol brasileiro. Erik, do Al Ain, Guilherme Ferreira, Arthur e Pedrinho do Wydad, Ederson, Felipe Reis e Savinho do Manchester City e Bremmer e Douglas Luiz na Juventus.
Considerado uma lenda entre os torcedores do Manchester City, Ederson pode ter vivido um ano difícil com a equipe inglesa, mas segue uma arma importante na defesa e em sua reposição de bola eficiente.
