A diretoria do Treze divulgou nota denunciando que seu fotógrafo Daniel Vieira foi ofendido pelo preparador físico do Botafogo-PB Rafael Fernandes. Veja a nota:
Nesse clima positivo de recuperação, de retomada de confiança mútua entre torcida e elenco, e dessa boa arrancada do Galo, com a 3ª vitória seguida, uma nota triste, que a gente gostaria que nunca fosse necessária, mas que a gente não pode, não deve e não vai deixar passar.
Em um momento de animosidade, o gaúcho Rafael Fernandes, preparador físico do time adversário de hoje, chamou o fotógrafo do Treze, Daniel Vieira de Araújo, de “macaco safado”.
A ofensa foi presenciada pelo radialista Jouberly Araújo e registrada em vídeo pelos profissionais do Blog do Márcio Rangel. O preparador físico foi conduzido à Delegacia pela Polícia Militar. Daniel foi registrar a ocorrência acompanhado pelo Diretor Jurídico do Treze, e a testemunha também foi ouvida. O vídeo foi entregue ao Delegado e será periciado.
No calor do trabalho e tentando contornar um princípio de desentendimento, Daniel afirma que a princípio nem processou direito a ofensa. Nesse momento foi advertido por Jouberly, que perguntou se ele tinha se dado conta da gravidade do insulto. Daniel chegou a se dirigir a Rafael Fernandes, pediu respeito e pediu que ele se desculpasse. O preparador físico mostrou preocupação com a firmeza de Daniel, mas, acuado, teve o atrevimento de ameaçar o fotógrafo e de dizer que ele nem deveria estar ali.
A pressão do momento negativo e os ânimos exaltados são normais. Mas se de onde Rafael vem este insulto é normal, ele precisa entender que aqui é crime.
Uma pena. Quando as enchentes do ano passado no Rio Grande do Sul atingiram milhares de conterrâneos de Rafael, inclusive sua família, a onda de generosidade da torcida do Treze foi a maior da Paraíba. Mas cada um dá o que tem.
Se em um momento de acirramento, ou mesmo de provocação, tão natural do futebol, alguém ainda se acha no direito de insultar outra pessoa em função da sua cor, é óbvio que o futebol ainda precisa de providências. Às vezes pela conscientização, mas quando for necessário, pela punição.
É o que esperamos pra este caso, enquanto prestamos assistência e suporte ao nosso profissional.