Bonieck: vice em 2014 e campeão em 2015 (foto: Enrique Limón/ Divulgação) |
O triatlo sergipano anda bem representado nas competições nacionais. No começo do mês, o triatleta Bonieck Clemente, recifense radicado em Sergipe, foi campeão da categoria 24-30 anos do campeonato brasileiro da modalidade realizado em João Pessoa, Paraíba. Alem de ser o primeiro colocado em seu nicho, conquista inédita em sua carreira, o atleta também foi terceiro colocado geral.
A prova disputada por Bonieck compreendia a chamada distância olímpica, constituída de 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Vice-campeão da mesma competição no ano passado, o atleta destacou as dificuldades que encontrou este ano. “O percurso foi duro, com montanha também, e ainda havia o calor. Mas saí logo entre os dez primeiros e consegui. Me dediquei aos treinos em janeiro e fevereiro”, disse.
Depois do título nacional, Bonieck já mira outro grande torneio: o triathlon de Longa Distância que será em Fortaleza, no próximo dia 21 de março. “É a minha principal meta do primeiro semestre. Fui quarto colocado no ano passado e nesse ano quero chegar pelo menos entre os três melhores de minha categoria”, detalhou.
Na tarde deste sábado, 14, Aracaju receberá mais uma vez uma etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon. Com 141 inscritos de 21 estados, a competição será realizada na Orla Pôr do Sol. Sergipe será representado por 17 atletas – número apenas superado pela delegação pernambucana, com 26 competidores, e pela baiana, com 21.
A competição será dividida nas categorias Elite, Faixa Etária, Infantil, Sub-23 e Junior. As provas de natação, que serão realizadas no rio Vaza-Barris, compreenderão distâncias que irão de 150 metros a 1 km – a depender da categoria. Já as provas de corrida integram circuitos de 500 metros a 5 quilômetros. O início da competição está previsto para as 15h30, com a competição da categoria infantil.
Dos representantes sergipanos na competição, três deles, Rômulo Meneses, Bárbara Juliana e Flávio Franca, têm boas chances de obter grandes resultados. Para Jimmys Lopes, técnico dos três, a expectativa é de pódio para todos. “Espero que Bárbara consiga o ouro na categoria júnior, que o Flávio chegue entre os três melhores na categoria e o Rômulo Menezes leve a melhor na sub-23, apesar de ser a modalidade mais dura”, aposta.
A competição integra premiação de troféu para os primeiro colocados de cada faixa etária e até o quinto colocado na elite, no sub-23 e no Júnior; R$ 5 mil para os campeões da elite, do sub-23 e do Júnior; medalhas para classificados da segunda à quinta colocação nas categorias e medalhas de participação para todos que terminarem a prova.
Por Igor Matheus