O Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado em João Pessoa, sediará o XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste) entre os dias 15 e 17 deste mês. O Intercom Nordeste é uma das mais importantes atividades acadêmicas dos cursos de Comunicação Social da região, fazendo parte do calendário de atividades da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
O congresso alcançou a marca de mais de 1.800 inscritos. Para a coordenadora-geral, professora Norma Meireles, as expectativas são boas, mesmo com o prazo de execução mais curto do que nos anos anteriores. “Pensando que passamos por uma adaptação por conta da Copa do Mundo, que antecipou todos os encontros regionais e deu à organização um mês a menos do que o normal, nós tivemos um número muito bom de inscrições e envios de trabalhos. Foram aprovados mais de 350 para as Divisões Temáticas e Intercom Júnior, isso sem incluir os trabalhos aprovados na Expocom”, destaca Norma, referindo-se à exposição de produtos comunicacionais que ocorrerá durante o evento.
A coordenadora ressalta ainda a importância do congresso para a universidade e a responsabilidade de sediá-lo. “É o maior evento na area de comunicação. Uma oportunidade para que estejamos recebendo estudantes e pesquisadores de toda a região, além de podermos apresentar nossos trabalhos e pesquisas. Uma atividade de importância acadêmica muito grande, que traz à nossa cidade turismo e a responsabilidade de dar o seu melhor para um público sedento não só de conhecimento, mas também de ver as belezas de João Pessoa e de seu povo”, conclui.
Na programação, constam palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos práticos e teóricos, lançamentos de livros, produtos científicos e apresentações artístico-culturais. Além disso, o evento terá também nove oficinas e 23 minicursos com diversos temas do universo da comunicação, como aponta a professora e subcoordenadora Agda Aquino. “Conseguimos, ao final, oferecer mais de 30 propostas de oficinas e minicursos que abrangem temas como: metodologia, televisão, relações públicas, cinema e audiovisual, quadrinhos, entre outros. Serão momentos de grande compartilhamento de saberes. Inclusive, teremos um passeio pela cidade em ônibus relacionado à volante de 1930, promovido pelo professor Dinarte. Uma excelente oportunidade para aqueles que vêm a João Pessoa para o evento”, explica.
Pensando na acomodação dos congressistas, a organização do evento criou a campanha Hospedagem Solidária Intercom NE 2014. Trata-se de uma forma alternativa de hospedar alguns dos participantes que não conseguiram encontrar pouso a preço acessível, instalando-os em casas e apartamentos de estudantes locais, cadastrados previamente. Segundo Júnia Martins, uma das promotoras da campanha, além de promover a interação entre congressistas de diversos estados, a iniciativa foi uma cortesia da organização do evento para auxiliar nos gastos dos congressistas.
“A primeira fase contou com a inscrição de hóspedes e cadastro de hospedeiros – a maioria destes, alunos das faculdades de Comunicação da cidade. A segunda fase ofereceu vagas para alojamento e acampamento no campus I da UFPB. Com exceção daqueles que não comprovaram inscrição no evento ou desistiram das vagas oferecidas, a Campanha conseguiu abrigar todos os solicitantes devidamente inscritos, cerca de 80. Foram conseguidos para os participantes, vindos de todos os estados do Nordeste, hospedagem residencial, alojamento e acampamento gratuitos”, ressalta Júnia.
O tema central do congresso é “Comunicação, guerra e paz”, relembrando o primeiro grande combate do século XX: a Primeira Guerra Mundial, que completará cem anos em 2014. O acontecimento bélico foi amplamente registrado em jornais, filmes e fotografias marcados por novas concepções imagéticas e narrativas, colocando a comunicação em evidência no contexto de guerra e de luta pela paz.
O marco histórico celebrado no evento é a criação do primeiro departamento de Relações Públicas no país, em 1914, pertencente à companhia canadense Light; sua direção foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. Assim, o momento se torna oportuno para pensar o século XX e as perspectivas comunicacionais do século XXI, frente às transformações exponenciais de um mundo no qual, cada vez mais, os modos e práticas de comunicação desempenham papel central.
O Intercom Nordeste 2014 tem como proposta fomentar o debate e a prática da pesquisa científica, com valorização especial à cultura, aos estudos, aos profissionais e pesquisadores nordestinos. Também incentiva o compartilhamento de informações, a integração entre faculdades e empresas de Comunicação e a promoção de experiências dialógicas entre as diversas gerações.
O evento, promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, é realizado pela Universidade Federal da Paraíba, através do esforço conjunto do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (CCMD) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), com apoio da Editora UFPB, da PEC Eventos Corporativos e Faculdades Maurício de Nassau.
