O restante da rodada número 14 do Campeonato Brasileiro da Série D programado para este domingo (23) reserva emoção para os três times paraibanos que compõem a competição: Nacional de Patos que luta para se manter na liderança, o Sousa que ainda tem espera de ficar com a primeira colocação e a té o Campinense que cumpre tabela, mas luta para se despedir com vitória.
Em matéria publica pela AFI, destaca os oito confrontos definidos para a a fase de mata-mata. Em mais um dia repleto de emoções na Série D do Campeonato Brasileiro, os 16 jogos disputados neste sábado levaram torcedores de várias regiões do país ao delírio ou à frustração. A competição, que promove quatro dos seus clubes à Série C, trouxe partidas disputadas emocionantes, definindo 8 dos 16 confrontos da segunda fase.
Primeiros 8 jogos definidos para o mata-mata da Série D:
Nacional-AM x Parnahyba
Tuna Luso x Maranhão
Ferroviário x Princesa
Atlético-CE x Águia
Patrocinense x Brasil
Maringá x Camboriú
Hercílio Luz x Ferroviária
Caxias x Inter de Limeira
GRUPO A1 DEFINIDO
No Gilbertão, em Manacapuru/AM, o Princesa-AM e o Águia-PA protagonizaram um duelo acirrado, mas a partida terminou em um empate sem gols, classificando ambos os times para a próxima fase. O Princesa-AM conquistou o 4° lugar no grupo, enquanto o Águia-PA garantiu a 3° posição.
Já no Florestão, em Rio Branco/AC, o Humaitá-AC enfrentou o Nacional-AM em uma partida eletrizante. O Leão não se intimidou, mesmo jogando fora de casa, e garantiu uma vitória por 2 a 0, garantindo a liderança do Grupo A1 e a classificação. Por outro lado, o Humaitá-AC foi eliminado da competição.
No Canarinho, em Boa Vista/RR, o São Raimundo-RR fez história ao golear o São Francisco-AC por 7 a 0, em um jogo de muitos gols. No entanto, apesar da vitória expressiva, o Mundão foi eliminado da quarta divisão, assim como o São Chico. Por sua vez, a Tuna Luso-PA venceu o Trem-AP por 1 a 0, assegurando a 2° colocação do Grupo A1 da Série D e avançando para a próxima fase. O Jogo foi disputado no Novo Mangueirão, em Belém/PA.
FERROVIÁRIO-CE VOA NO GRUPO A2
A Arena do Guerreiro, em Pedro II/PI, testemunhou mais uma vitória do Ferroviário-CE na Série D. Desta vez, sobre o Fluminense-PI por 2 a 0. Com essa vitória, o Ferroviário-CE apenas ampliou a melhor campanha do torneio, já garantida rodadas antes na primeira fase. Já no Ribeirão, em Tocantinópolis/TO, Tocantinópolis-TO e Parnahyba-PI fizeram jogo direto pelo 4° lugar empataram em 1 a 1. Com isso, os Piauienses conquistaram o 4° lugar e a vaga na segunda fase.
O Leandrão, em Barra do Corda/MA, foi palco da vitória do Caucaia-CE sobre o Cordino-MA por 4 a 1. Ambos os times já estavam eliminados e apenas cumpriam tabela na Série D. No jogo dos classificados, disputado no Domingão, em Horizonte-CE, o Atlético-CE venceu o Maranhão-MA por 1 a 0, garantindo a 2° posição do Grupo A2 e avançando na competição. O MAC terminou em 3° lugar.
No Grupo A7 da Série D, dois Ferroviária-SP e Inter de Limeira-SP garantiram suas vagas na próxima fase. Quem ficou de fora dentre os paulistas, porém, foi o XV de Piracicaba-SP. No Willie Davids, em Maringá/PR, o Maringá-PR venceu o Nhô Quim por 3 a 2, em uma partida emocionante. Com essa vitória, o Dogão Maringaense conquistou a 2° colocação no grupo.
Já no Genervino da Fonseca, em Catalão/GO, o FC Cascavel-PR venceu o CRAC-GO por 2 a 1, de virada e com um jogador a menos. Com o resultado, os dois clubes estão eliminados. No Sotero Zarate, em Sidrolândia/MS, a Ferroviária-SP levou a melhor ao derrotar o Operário-MS por 1 a 0, garantindo a classificação em 4° lugar. Enquanto isso, no Major Levy Sobrinho, em Limeira/SP, a Inter de Limeira-SP venceu o Patrocinense-MG por 1 a 0, conquistando o 3° lugar do grupo.
O Grupo A8 da Série D também foi encerrado hoje. No Aníbal Torres Costa, em Tubarão/SC, o Hercílio Luz-SC venceu o Aimoré-RS por 2 a 0, garantindo o 1° lugar da chave e uma das melhores campanhas do torneio. No Centenário, em Caxias do Sul/RS, o Caxias-RS venceu o Independente-PR por 2 a 1, de virada, assegurando a 2° colocação, mas chegou a ter a classificação ameaçada.
No Estádio Hercílio Luz, em Itajaí/SC, o Camboriú-SC venceu o Novo Hamburgo-RS por 1 a 0, garantindo a 3° posição no grupo. A vitória colocou os catarinenses no G4 na última rodada da primeira fase da quarta divisão. Já no Bento de Freitas, em Pelotas/RS, o Brasil-RS venceu o Concórdia-SC por 1 a 0, conquistando a 4° colocação do grupo. Detalhe que apenas um ponto separou o 4° lugar, Brasil-RS, do sexto, Concórdia-SC (20×19).
REGULAMENTO
A Série D do Campeonato Brasileiro reúne equipes de várias regiões do país em uma competição de acesso. O regulamento é dividido em fases, começando com grupos regionais e avançando para mata-matas. Os mais bem colocados seguem para as fases eliminatórias, onde precisam vencer três confrontos diretos para conquistar o acesso à Série C. O vencedor de todo o chaveamento fica com o título.
PRÓXIMA FASE DA SÉRIE D
Na próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro, os confrontos prometem ainda mais emoção e competitividade. No chaveamento dos grupo do Norte-Nordeste, o Nacional-AM enfrentará o Parnahyba-PI, enquanto Tuna Luso-PA medirá forças com o Maranhão-MA. O Atlético-CE terá como adversário o Águia-PA, e o Ferroviário-CE enfrentará o Princesa do Solimões-AM.
Já no chaveamento dos grupos Sul-Sudeste, o Patrocinense-MG buscará a classificação diante do Brasil-RS, enquanto Maringá-PR enfrentará o Camboriú-SC. O Caxias-RS terá como oponente o Inter de Limeira-SP, e o Hercílio Luz-SC medirá forças com a Ferroviária-SP. As datas e horários dos jogos ainda serão definidos. Por terem melhor campanha, Nacional-AM, Tuna Luso-PA, Atlético-CE, Ferroviário-CE, Patrocinense-MG, Maringá-PR, Caxias-RS e Hercílio Luz-SC decidirão os seus jogos em casa.