Um novo filho/livro - SóEsporte
Colunistas

Um novo filho/livro

UM NOVO FILHO/LIVRO

Quando escrevi e publiquei o livro Causos & Lendas do Nosso Futebol, com a gráfica e Editora União, precisamente no ano de 2015, eu não esperava que houvesse a repercussão e a boa aceitação da crítica especializada e dos amantes do nosso futebol. Pois bem, de lá para cá vários outros projetos surgiram em torno ou ao lado dessa temática que gosto muito e que passou a ser companheira do nosso dia a dia.

Os amigos, escritores e desportistas sempre me cobraram um novo livro explorando a mesma temática e, confesso, material para isso não falta, pois, esta coluna já possui dez anos ininterruptos, semanalmente nas páginas do centenário Jornal a União.

Então decidi atender aos amigos e escrever um novo livro com a temática do futebol, da bola, da alegria, do juiz, do grito de gol, da rede estufada, da pressão em cima do treinador etc. Porém, não abordará os nossos campos, estádios ou os nossos times de futebol. Será um livro dentro das quadras e ginásios contando um pouco da rica história do nosso futebol DA BOLA PESADA.

Isso. Vamos publicar um livro narrando o nosso futebol de salão hoje denominado de futsal. Já temos bastante material para isso. Vamos contar a história por meio dos seus personagens que vestiram a camisa de clubes como o Esporte Clube Cabo Branco, Clube Astréa, Estrela do Mar Esporte Clube, AABB, Campinense Clube, Treze Futebol Clube, São Gonçalo Futebol Clube, Irineu Jofilly, São Braz e tantas outras agremiações que tiveram papel importante no cenário estadual e brasileiro.

Atletas que ajudaram a lotar as quadras interna e externa do Clube Astréa nos saudosos Jogos da Primavera e Estudantis, vestindo a camisa de colégios como o Liceu, o Lins, o Ipep, o Getúlio Vargas, Escola Técnica, Pio X, Pio XII e Afonso Pereira. Personagens como Fininho, Mazureick e Andreonni, que honraram a Paraíba vestindo a camisa amarela da seleção brasileira. Craques como Aldanir e Tito, que não vestiram a camisa amarela da nossa seleção brasileira, porém juntos marcaram os impressionantes 08 gols nas redes da seleção canarinho.

Falaremos do nosso futebol de salão através dos seus personagens, competições, clubes e colégios explorando décadas distintas. Será outro filho gerado com bastante zelo, prazer e alegria. O material será brevemente diagramado, prefaciado e levado para a gráfica. O título ainda não foi definido. Esperamos fazer o lançamento ainda este ano, claro, em uma noite festiva e agradável, como é a praxe nos eventos da Associação Cultural e Desportiva Causos e Lendas.

SERPA DI LORENZO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.