O paraibano Douglas Santos nasceu em João Pessoa, passando sua infância e adolescência no bairro de mangabeira IV, o maior da capital. Douglas iniciou no esporte pelo futsal, atuando pela escola onde estudava. O talento do garoto logo foi reconhecido, e recebeu a chance de participar de peneirão no Corinthias Paulista, em 2011. Na época o jogador pessoense não foi aproveitado e retornou para sua cidade. No mesmo ano fez outro teste, dessa vez no Náutico-PE, foi aprovado e logo passou a ser aproveitado pelo técnico Waldemar Lemos no profissional. Com a chegada de Alexandre Galo para comandar o clube de Recife, firmou-se de vez como titular na lateral esquerda. Jogando de forma regular e tendo excelentes atuações logo foi transferido para a Europa, mais precisamente na equipe espanhola do Granada. Teve alguns problemas de adaptação e transferiu-se para Itália, atuar na Udinese. Em agosto de 2014 chegou ao Clube Atlético Mineiro, onde permanece, já é ídolo, conquistou títulos e acaba de ter seu passe comprado por completo pelo Galo, além de ter contrato firmado para mais quatro temporadas.
Histórico de Douglas Santos na Seleção Brasileira:
Aos dezoito anos, Douglas Santos foi convocado para Seleção Sub-20, em outubro de 2012 pelo técnico Emerson Ávila, chegando a ser um dos 22 escolhidos para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-20/2013, na Argentina. Aos 19 anos foi convocado por Felipão para jogar amistoso contra Bolívia, em seguida foi chamado pelo técnico, Alexandre Galo, para disputa do Torneio de Toulon.
Em agosto desse ano Dunga o convocou pela primeira vez para os amistosos diante da Costa Rica e Estados Unidos.
Tútulos Conquistados por Douglas:
Seleção Brasileira Sub-20
Torneio de Toulon 2013 – 2014
Valais Youth Cup 2013
Atlético-MG
Copa do Brasil 2014
Campeonato Mineiro 2015
Demais convocados para Seleção Brasileira:
GOLEIROS:
Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Internacional)
ZAGUEIROS:
David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG) , Miranda (Inter de Milão), Gabriel Paulista (Arsenal)
LATERAIS:
Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Danilo (Real Madrid), Douglas Santos (Atlético Mineiro)
MEIAS:
Luis Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea), Firmino (Liverpool), Willian (Chelsea), Kaká (Orlando City) e Lucas Lima (Santos).
ATACANTES:
Neymar (Barcelona), Lucas (PSG), Hulk (Zenit), Douglas Costa (Bayern de Munique)
Penta no grupo
O coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, anunciou que pentacampeão Edmílson será o auxiliar-técnico pontual nos dois próximos amistosos.
