Uma campanha com medalha de ouro, prata e bronze. Foi assim o desempenho dos atletas paraibanos nos Jogos Escolares Brasileiro da Juventude de 2015, encerrados domingo, dia 22 de novembro de 2015, , Londrina-PR. As equipes do Estado subiram nas três partes do pódio, no último dia de competição, com nove medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.
Um grupo de pais, mães, avós, irmãos, tios, amigos e parentes compareceram ao aeroporto Castro Pinto, saudando: Adriano Lucena, Pedro Mendes, Franco Ferreira, Washington Luis, Marcelo Cariri, Maylton Bezerr,a Aleudysson Urtiga, Saulo Gabriel, Lucas Grigório, Gabriel Miranda, Filipe Bezerra.
A campanha começou ainda na primeira fase dos jogos, quando foram disputadas as modalidades individuais, com a Paraíba subindo ao pódio em seis oportunidades, no atletismo, luta olímpica e vôlei de praia. A primeira medalha conquista por Roberta Santos, na luta olímpica, 17, que ficou com a prata, disputando com a representante de São Paulo, foi a única medalha da Paraíba, o primeiro dia de disputa.
Depois Jaemerson Richard subiu ao pódio para receber a prata disputada com o Amapá e Fábio Conceição ficou com o bronze derrotado o representante do Rio Grande do Norte, todos, na modalidade de na luta olímpica.
A quarta medalha dos paraibanos foi conquistada por Mateus Alves Aguiar, que arrebatou o bronze, nos 800m, no atletismo, com um detalhe que, as provas foram do atletismo foram realizadas na cidade de Maringá, distante 120 km de Londrina, onde acontecem as outras modalidades.
O único ouro da Paraíba saiu no atletismo, com Jeane Cristina Dantas, nos 3000 m. Aluna do IFPB de Picuí, Jeane é natural de Frei Martinho e treinada pelo professor Josenildo Sousa da Silva. Ela conseguiu o tempo de 10’40”70, para subir na parte mais alta do pódio, na cidade de Maringá-PR, onde foram disputadas as provas de atletismo.
Na primeira fase, a sexta e última medalha foi da dupla Renato-Rafael, irmãos gêmeos, no vôlei de praia.
Quem abriu a caminhada de conquistas na segunda parte dos jogos, disputadas das modalidades coletivas, foi o colégio IE ficando com a medalha de prata no voleibol feminino. O time comandado por Idebaldo Grise, conseguiu venceu Alagoas, Amazonas, Pernambuco, todos por 2 a 0 e Pará por 3 a 0, perdendo apenas para São Paulo, na final por 3 a 0.
“Enfrentamos um time alto, forte, mas as meninas da Paraíba fizeram uma boa apresentação, principalmente, nos dois primeiros sets. Mas elas estão e parabéns, pois recolocaram o voleibol paraibano na Primeira Divisão, levando a medalha de prata”, disse Idebaldo Grise.
A oitava medalha paraibana, nos jogos, foi conquistada pelos meninos do Motiva, no basquetebol masculino, depois e uma campanha espetacular, nas primeiras fases. Eles venceram Londrina (68×39), Amazonas (58×51), Goiás (55×40), perdendo apenas para o Maranhão (59×44), na final.
Para o treinador Adriano Lucena, o primeiro objetivo que era colocar o basquetebol masculino na Segunda Divisão foi alcançado. “Nosso time não fez uma boa apresentação, no último jogo, como tinha feito nos últimos jogos. Mas, está meninada sai de Londrina com a missão cumprida”.
A nona e última medalha da Paraíba, em Londrina, foi conquistada pelo colégio IE, no futsal masculino. Os comandados do professor Leucinho Filho, venceram o representante do Rio Grande do Norte, nas cobranças de tiros diretos da marca penal, por 4 a 3, depois do empate (3×3), no tempo normal. “Foi muita emoção, mas nosso time mereceu”, disse Leucinho destacando o goleiro Duba que defendeu duas cobranças e ainda marcou o gol da vitória.