Uma vitória e duas metas alcançadas: quartas de final do NBB e Sul-Americana - SóEsporte
Futebol

Uma vitória e duas metas alcançadas: quartas de final do NBB e Sul-Americana

Agora o Azul e Preto vai enfrentar o multicampeão Sesi/Franca

Em um jogo, duas metas alcançadas. Classificado para as quartas de final da Liga Nacional de Basquete – NBB Caixa 2024/25 – vai enfrentar Franca em uma série melhor de cinco – e também vaga para a Liga Sul-Americana da próxima temporada. Assim, ao vencer a Unifacisa na manhã deste domingo (4), no Villaboim, por 72 a 68 (42 a 26), o Esporte Clube Pinheiros cumpriu seus objetivos ao fazer 3 a 2 na série melhor de cinco contra o representante da Paraíba.

Com a passagem para as quartas de final, teoricamente o Pinheiros garantiu vaga para a Liga Sul-Americana, conforme o regulamento da Fiba – Federação Internacional de Basquete – que irá confirmar os classificados da Liga Nacional em breve. Com a volta da chancela entre Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e Liga Nacional, os clubes do NBB voltam a disputar competições internacional organizados pela Fiba.

Uma disposição defensiva de Bernardo e Reynan, foi o diferencial. Foto – Carol Coelho/ECP

Foi uma conquista enorme do jovem time pinheirense, que não fez um bom jogo no quarto encontro, em Campina Grande. Já no quinto jogo, voltou a mostrar seu poderio ofensivo, na defesa e nos rebotes. Pegou 48 rebotes, sendo 16 ofensivos, contra 33, apenas nove de ataque do adversário. O americano David Sloan, marcou apenas oito pontos, deu 10 assistências, pegou seis rebotes e ainda recuperou três bolas, sendo eleito pela comissão técnica como o melhor defensor da equipe.

Cauã Pacheco, o jogador surpresa dos momentos oportunos. Foto – Carol Coelho/ECP

O experiente capitão da equipe, Jimmy Dreher, com 15 pontos, foi o cestinha. Também jogaram e contribuíram para a vitória pinheirense: Cauã Pacheco (11 pts, duas asists e um rebt), Yan Djlalo (12 pts, quatro rebts e uma rec), Omena (1 rebt), Reynan Santos (10 pts, sete rebts e cinco asists), Da Silva (quatro pts, 10 rebts, 4 asists) e Agapy (12 pts, 6 rebts). Rachel, com 18 pontos foi o cestinha da Unifacisa.

Depois de premiar o americano Sloan como o defensor da partida, o técnico Vitor Galvani só tinha elogios para a equipe. “Ufa. Agora vamos descansar. Mais vocês me deixam orgulhosos por cumprir nossa estratégia de jogo. Descansar sem perder o foco.  Tem que comemorar pensando em Franca, uma equipe multicampeã que merece todo nosso respeito. Agora precisamos virar a página e voltar entrar com muita fome. Porque se entrar sem fome contra Franca não será bom para nós”, disse ao se dirigir aos jogadores.

Na defesa e no ataque, Yan Djalo, um gigante. Foto – Carol Coelho/ECP

Depois, completou: “Sabia que seria um diferencial a defesa e os rebotes para ganhar. Não somos uma equipe de marcar mais de 80 pontos, fizemos 72 pontos e o importante foi segurar o adversário para menos, que fez 58, mérito da defesa e do rebote e os caras acreditaram na estratégia de um quinteto que não usei durante toda temporada, acredito que funcionou bem”.

O garoto Cauã Pacheco teve a difícil missão de substituir o argentino Fran Farabello que vinha sendo o titular, antes da lesão. E vem cumprindo com muita eficiência. Vem sendo um dos melhores, se não o melhor sexto homem do NBB. E ontem cumpriu novamente seu papel. “Entramos com a mentalidade que só iríamos vencer com rebote e muita defesa. Perdemos o quarto jogo não marcando bem e sendo dominado nos rebotes. Aprendemos a lição. Viemos prontos para ganhar e vamos para cima de Franca”, afirmou o jovem armador.

O jogo

Primeiro período – Um jogo de detalhe defensivo e rebotes. Jogando com garra e muita velocidade, o Azul e Preto foi sustentando os minutos iniciais. Jogada individual de Cauã Pacheco, assumiu a frente em 12 a 10, faltando 4:40. Abriu cinco pontos (15 a 20) com mais três pontos de Pacheco. Chegou a ficar sete pontos na frente (17 a 10), encerrando o período com 19 a 15.

Reynan Santos: gigante na defesa, mais 10 pontos, , sete rebotes e cinco assistências. Foto – Carol Coelho/ECP

Segundo período – E o panorama do jogo não mudou. Com defesa agressiva, eliminando os pontos fortes da Unifacisa, o Pinheiros se manteve na liderança do placar, com ótima sequência e aumentando para 11 pontos (28 a 17), após arremesso de três de Jimmy Dreher, faltando 6:55 e uma parcial de 19 a 11. Diferença foi para 14 pontos quando faltava 1:32: 38 a 23.  Aumentando novamente para 14 pntos (40 a 26), após dois lances livres de Djalo, encerrando a primeira etapa do jogo com 43 a 26, parcial no período de 24 a 11.

Terceiro período – Mantendo o ritmo forte na defesa, conseguiu a diferença de 20 pontos (48 a 28), faltando 7:20. Apesar da reação da Unifacisa, sustentou a diferença para 19 pontos (53 a 34), faltando 2:20. Completou o período com uma parcial de 10 a 8 e uma diferença importante para chegar bem no período seguinte.

Quarto período – \com um ritmo alucinante na defesa e trabalhado bem as bolas no ataque, a direrença continuu 22 pontos (58 a 36), faltando 7:15. 58 a 36. Faltando 3:02, imprimindo um ritmo forte na defesa e saindo facilmente da marcação pressão do adversário, abriu novaente 19 pontos: 67 a 48, faltando 2:50. Com o maestro David Sloan ao lado do jovem Cauã Pacheco, mais a ajuda de Reynan e Jimmy, a equipe soube sair sempre da pressão à quadra toda do adversário para chegar a vitória: 72 a 58.

SÉRIE QUARTAS DE FINAL – SÉRIE MELHOR DE CINCO

EC PINHEIROS X SESI/FRANCA

Jogo 1, sábado (10), 15 horas – Henrique Villaboim – TV Cultura

Jogo 2, terça-feira (13), 19 horas – Pedrocão – BasquetPass – YouTube

Jogo 3, quinta-feira (15), 20 horas – Pedrocão  – BasquetPass- YiuTube

Jogo 4*, domingo (18), – Villaboim – a definir horário e tv

Jogo 5* quarta-feira (21) – Pedrocão – a definir horário e TV

*Se necessário

EC PINHEIROS (6) 3X2 UNIFACISA (11)

Jogo 1 – Unifacisa 50×68 EC Pinheiros – Arena Unifacisa

Jogo 2 – EC Pinheiros 77x83 Unifacisa – Villaboim

Jogo 3 – EC Pinheiros 77×76 Unifacisa – Villaboim

Jogo 4 – Unifacisa 86×79 EC Pinheiros – Unifacisa

Jogo 5 –  EC Pinheiros 72×58 Unifacisa – Villaboim

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.