O foco da Unifacisa depois de fazer excelente campanha na fase classificatória é o playoff da Liga Ouro 2018 de basquetebol masculino. O time que representa a cidade de Campina Grande-PB ostentou o quarto lugar e já sabe que vai enfrentar o Macaé-RJ, quinto colocado, com o jogo decisivo, em Campina Grande.
O treinador da Unifacisa, Eduardo Schafer, seu time entra em outro Campeonato. Ele considera que a uma campanha pode ter sido melhor. “Mas o time acabou perdendo alguns que poderia ter vencido. “Nossa campanha foi excelente. Mas o playoff é uma competição. Superamos times que já fizeram parte da LBB, como Blumenau-SC, Macaé-RJ e Brasília-DF”.
O elenco folga nesta quarta-feira e recomeça os preparativos nesta quinta-feira, para os três ou dois jogos contra o Macaé, de acordo com a programação montada pela comissão técnica. De acordo com Dudu, o primeiro jogo do playoff deve ser no próximo dia 22, no Rio de Janeiro. Depois, os dois times voltam a jogar em Campina Grande, podendo ser um ou dois jogos.
“Vamos esperar a marcação dos jogos por parte da Liga Nacional de Basquetebol. Podemos fazer três ou dois jogos”, disse Dudu, destacando que, caso a Unifacisa vença os jogos primeiros jogos estará garantida na fase semifinal da Liga Ouro, sem precisa fazer o terceiro jogo.
Os americanos Cobb e Allen, além do brasileiro Rodrigo Piru, que não atuaram nas últimas partidas devido problemas de contusão irão fazer trabalho de recuperação. O treinador, Dudu, espera contar com eles nas partidas decisivas.
A Liga Ouro 2018 apresentou um número recorde de participantes, com nome times: Brusque (SC), Cerrado Basquete (DF), Blumenau (SC), Brasília Búfalos (DF), Corinthians Pta (SP), São José Basketball (SP), Macaé Basquete (RJ), UniFACISA (PB) e APVE/Londrina (PR).
A Unifacisa é a única representante do Nordeste. A conquista do título garante acesso a NBB. A estratégia para colocar o basquete de Campina Grande na liga principal do basquetebol brasileiro é continuar focado no objetivo. A maioria das equipes integrantes da Liga Ouro em 2018 já tem tradição no campeonato. A Unifacisa é estreante, ao lado do Cerrado, do Distrito Federal.
Mas, Dudu admite que não seja fácil a começar da próxima fase. Unifacisa terá mando na fase quartas de final da Liga Ouro. Com a mesma campanha do quinto colocado, Macaé Basquete, nove vitórias e sete derrotas, o time paraibano leva vantagem no confronto direto contra o rival, pois venceu em Campina Grande por 77×75 e no Rio por 83 a 71.
Campanha da Unifacisa
UNIFACISA 56x 82 São José
Unifacisa 62 x 63 Corinthians
Brasília 56 x 82 Unifacisa
Cerrado 67 x 72 Unifacisa
Unifacisa 77 x 75 Macaé
Unifacisa 83 x 71 Brusque
Unifacisa 101 X 77 Blumenau
Unifacisa 63 x 64 Londrina
Macaé 71 x 83 Unifacisa
São José 66 x 77 Unifacisa
Corinthians 84 x 81 Unifacisa
Unifacisa 76 x 71 Cerrado
Unifacisa 66 x 73 Brasília
Londrina 87 x 62 Unifacisa
Brusque 62 x 68 Unifacisa
Blumenau 77 x 75 Unifacisa
Vejamos como é formada a comissão técnica e equipe de jogadores para a temporada na Liga Ouro 2018 e também a tabela dos jogos da equipe na primeira fase:
Diego Gadelha – Diretor
Eduardo Schafer – Técnico
Beco Bogus – Assistente Técnico
Herbert Schafer – Assistente Técnico
Arthur Cabral – Preparador Físico
Waschigton Reis – Preparador Físico
Caio Victor – Nutricionista
João Paulo – Fisioterapeuta
Nena Moral – Massagista
Murilinho Henrique – Armador
Farad Coob – Armador
Duduzinho Schafer – Armador
Adriew Siewe – Armador
Paulo Nery – Ala
Rafael Stabli – Ala
Guto Souza – Ala
Chandler – Ala
Manuel Nascimento – Ala
Samuel Cabral – Ala
Rodrigo Reis (Peru) – Ala/Pivô
Marciel Pajé – Ala Pivô
Felipe Rech – Pivô
Fabão Alexandrino – Pivô
Rômulo Junior – Pivô
Shayok Makor – Pivô
Ronaldinho – Pivô
Franco Ferreira – Pivô
