Unifacisa domina no primeiro tempo e estreia na temporada 23/24 do NBB com vitória fora de casa  - SóEsporte
Basquete

Unifacisa domina no primeiro tempo e estreia na temporada 23/24 do NBB com vitória fora de casa 

Unifacisa domina no primeiro tempo e estreia na temporada 23/24 do NBB com vitória fora de casa 

A bola subiu e a Unifacisa deu início a mais uma temporada no NBB, marcando o quinto ano da equipe paraibana na elite do basquete nacional. Estreando fora de casa, a Unifacisa foi até o interior paulista para encarar o São José, nesta quarta-feira, no Ginásio Linneu de Moura. E a estreia fora de casa não impediu a Unifacisa de fazer um primeiro tempo dominante, o time de Campina Grande levou para quadra uma forte defesa, que cedeu apenas 19 pontos durante todo o primeiro tempo. No ataque o time teve uma atuação bastante coletiva, com uma boa distribuição de pontos entre os seus jogadores. Com a boa atuação dos dois lados da bola, a Unifacisa não teve sua liderança ameaçada, fechando a partida no placar de 68 a 62, começando a temporada com o pé direito.

Os destaques da partida ficaram por conta de Rafael Rachel, cestinha da Unifacisa, anotando um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes. Vithinho, com 12 pontos, 4 rebotes e 6 assistências. André Góes com 10 pontos e 1 assistência. Facundo Corvalán, com 9 pontos, 2 rebotes e 4 assistências. Antônio com 7 pontos e 8 rebotes. Seguidos por Gerson, Solanas e Hubner com 5 pontos cada.

A Unifacisa agora vai até Mogi das Cruzes para enfrentar o Mogi na próxima sexta-feira, 27, às 20h, no Ginásio Prof. Hugo Ramos. A partida terá transmissão ao vivo pela Rede Ita e Youtube.  

O Jogo

1º Quarto – Unifacisa 11 x 14 São José

Os donos da casa abriram o placar após defender bem o garrafão contra Gerson e armar bons contra-ataques puxados por Lema, que anotou 6 pontos nos minutos iniciais da partida, abrindo uma boa vantagem para o São José. Após um pedido de tempo de César Guidetti, a Unifacisa voltou melhor para quadra, mais consistente na defesa, anotou uma corrida de 6 pontos a zero, encostando no placar. Nos arremessos do perímetro ambas as equipes não tiveram um bom aproveitamento, com apenas uma conversão de 3 pontos durante todo o período, sendo esta para os donos da casa, o que acabou sendo o suficiente para manter o São José na liderança. 

2º Quarto – Unifacisa 22 x 5 São José

Se no período anterior a Unifacisa não converteu nenhum arremesso de 3, o time paraibano abriu o segundo período com um belo arremesso do perímetro de Rafael Rachel. Os armadores da Unifacisa também fizeram um bom trabalho durante o quarto, Vithinho e Corvalán controlaram bem o jogo, distribuíram bem a bola e construíram boas jogadas colocando o time de Campina Grande pela primeira vez na liderança do placar. Mas foi na defesa onde a Unifacisa realmente brilhou, segurando o São José a 5 pontos durante todo o período. Voltando para o ataque, Rafael Rachel converteu mais duas bolas do perímetro, finalizando o primeiro tempo com 60% de aproveitamento nos arremessos de 3. Corvalán também converteu uma bola do perímetro, anotando 7 pontos no período. Com a boa atuação, a Unifacisa foi para o intervalo com uma boa vantagem no marcador.

3º Quarto – Unifacisa 20 x 17 São José

A Unifacisa saiu na frente na volta do intervalo com boa jogada de Gerson, girando dentro do garrafão adversário para anotar mais dois pontos da Unifacisa. O time de Campina manteve a mesma pressão defensiva do primeiro tempo. Mesmo cedendo 2 arremessos do perímetro para o São José no início do período, a Unifacisa não teve a liderança ameaçada, isto porque o ataque também continuou trabalhando muito bem. O time paraibano escolheu bem os arremessos e teve 51% de aproveitamento nos lances de quadra, o suficiente para manter a vantagem para o time da Paraíba.

4º Quarto – Unifacisa 18 x 23 São José

No período final a Unifacisa buscou administrar o relógio. O time manteve a postura, trabalhando bem a bola nas suas posses e tomando boas decisões no ataque. André Góes mostrou sua experiência e converteu bolas importantes para manter a Unifacisa com uma vantagem confortável, anotando 6 pontos no período. Vithinho também manteve o bom desempenho, convertendo 62% dos arremessos de quadra no período, além de liderar as assistências para o time paraibano. Com o controle do jogo, a Unifacisa teve a tranquilidade de se manter à frente no marcador e fechar o jogo no placar de 68 a 62.

“Hoje nós temos que exaltar nossa defesa, fizemos um bom trabalho defensivo contra um equipe que sabemos ser bastante qualificada como é a do São José, isso é fruto do trabalho que vêm sendo feito durante toda a pré-temporada, fizemos bons jogos durante o Torneio Integração e conseguimos mostrar esse trabalho dentro de quadra hoje. Começar a temporada com vitória é sempre muito bom, sabemos que o NBB é um campeonato bastante equilibrado, mas o nosso objetivo é esse, trabalhar para colocar a Unifacisa nas melhores posições da tabela. Agora voltamos nosso foco para a equipe do Mogi e nós esperamos carregar esse momento para fazer um bom jogo contra eles na próxima sexta”, comentou o armador da Unifacisa, Vithinho.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.