O basquete Unifacisa entrou em quadra na noite desta quarta-feira onde recebeu o União Corinthians, no Clube Campestre, pela décima rodada do NBB, em Campina Grande. A partida marcou o último compromisso do ano para o time paraibano e também o último jogo disputado no Clube Campestre. Repetindo a boa atuação defensiva da partida anterior, o basquete Unifacisa fez paradas decisivas no período final para garantir mais um resultado positivo, pelo placar de 71 a 66, e finalizar o ano com a sétima vitória na temporada.
Os destaques da partida ficaram por conta de Trevor Gaskins, cestinha da Unifacisa com 17 pontos e 7 rebotes. Jimmy com 16 pontos, 6 rebotes e 19 de eficiência. Antônio, que anotou seu primeiro duplo-duplo da temporada, com 13 pontos e 12 rebotes, seguidos por André Góes com 10 pontos.
A Unifacisa terá um breve recesso natalino, mas já deve retornar aos treinos antes de finalizar o ano, pois já tem um compromisso no início de 2023, o time entra em quadra no dia 04 de janeiro contra o Fortaleza Basquete Cearense, fora de casa, no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza. A partida terá transmissão ao vivo pela Rede Ita e Youtube do basquete Unifacisa.
O Jogo
1º quarto – Unifacisa 23 x 19 União Corinthians
O período foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes. A Unifacisa abriu o placar com uma bela jogada de Antônio, aproveitando a vantagem no garrafão. O time de Campina conseguiu forçar uma sequência de erros do União, mas também desperdiçou algumas oportunidades que poderiam ter permitido uma vantagem maior no placar. Com uma pontuação bem distribuída, os donos da casa tiveram um aproveitamento acima dos 51% nos arremessos de quadra e 42% nos chutes de 3 pontos, com destaque para Hubner que anotou 8 pontos no período, incluindo duas bolas do perímetro para manter a Unifacisa à frente no marcador.
2º quarto – Unifacisa 10 x 16 União Corinthians
A Unifacisa teve dificuldades na finalização das jogadas ofensivas e acabaram permitindo uma corrida de 5 pontos para o adversário, que teve a liderança pela segunda vez na partida. Com a baixa na produtividade ofensiva, a equipe paraibana recorreu a linha de lance livre para as primeiras pontuações do período. O time reencontrou o ritmo nos últimos minutos do primeiro tempo, o capitão André Góes, com muita visão de jogo, armou boas jogadas que recolocam a Unifacisa no jogo.
3º quarto – Unifacisa 23 x 18 União Corinthians
Os donos da casa foram aos poucos tomando o controle da partida na volta do intervalo. Jimmy foi o motor do time paraibano, o ala dominou defensivamente e também comandou as ações ofensivas da equipe de Campina, anotando 10 pontos, com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 2 rebotes e 1 bola roubada no período. Antônio também fez a diferença para o Jack, atacando bem a cesta e obrigando a marcação dobrada para cima dele, o jogador anotou 9 pontos e teve 5 rebotes, para mais uma virada da Unifacisa.
4º quarto – Unifacisa 15 x 13 União Corinthians
O jogo ficou quente no período final, as marcações trabalharam de forma mais agressiva e os times tiveram que brigar um pouco mais pelo espaço nas jogadas. A Unifacisa aproveitou melhor a situação, explorando as faltas para pontuar. Gaskins fez boas jogadas infiltrando e moveu o ataque da equipe de Campina no período. Com o jogo sob controle, a Unifacisa só precisou administrar o tempo e as posses de bola para fechar o ano com mais uma vitória, pelo placar de 71 a 66.
“Foi um jogo difícil, as defesas foram bem agressivas, então nós tivemos que brigar pelos espaços e tivemos que usar recursos variados hoje para pontuar, exploramos as jogadas de transição, brigamos muito pelos rebotes, principalmente os de ataque, e foi assim que conseguimos assumir o controle do jogo para garantir a vitória. Acredito que se continuarmos com essa entrega e com a garra que o time vem demonstrando ter, os resultados positivos virão, então acho que essa é a chave para seguirmos evoluindo e crescendo na temporada” comentou o ala-pivô da Unifacisa, Antônio.
