Unifacisa vence Brusque por 93 a 50 — Foto: João Pires
Com um forte jogo coletivo, a Unifacisa venceu o Brusque (SC) por 93 a 50, na primeira rodada do Torneio Abertura NBB Caixa, realizada na tarde deste domingo (28), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF).
O Torneio Abertura NBB acontece pelo segundo ano consecutivo e reunirá 12 equipes entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). A competição conta com dez equipes do NBB e dois convidados, divididos em quatro grupos com três times cada.
Grupos
Grupo A: KTO Minas (MG), Caxias do Sul Basquete (RS) e Botafogo (RJ)
Grupo B: Flamengo (RJ), Pato Basquete (PR) e Fortaleza Basquete Cearense (CE)
Grupo C: Unifacisa, Brusque (SC) e Unión (ARG)
Grupo D: Caixa/Brasília (DF), Ceisc/União Corinthians (RS) e Cruzeiro Basquete (MG)
Jogos da Unifacisa na primeira fase
Unifacisa x Brusque (SC) — domingo (28), às 12h15, na Arena BRB Nilson Nelson – Brasília (DF)
Unifacisa x Unión (ARG) — segunda-feira (29), às 14h45, na Arena BRB Nilson Nelson – Brasília (DF)
Resumo da partida
O Brusque abriu a contagem na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF), no primeiro quarto, com uma boa bola de três do pivô Finão. Gerson logo respondeu para a Unifacisa com uma bola de dois. A equipe catarinense impôs dificuldades no início e se manteve à frente do placar.
Com algumas alterações pontuais do treinador Pablo Costa, a equipe paraibana conseguiu equilibrar o jogo e coube ao armador Kendall Anthony empatar a partida com uma bela bola de três. A Unifacisa assumiu o controle na reta final, impôs seu ritmo e fechou o primeiro quarto vencendo por 21 a 14.
O segundo quarto foi de amplo domínio da equipe paraibana. Liderada pelas ótimas atuações de Jimmy, Makhtar Gueye e Henrique Coelho, responsáveis por 23 dos 34 pontos do Jack no período, a Unifacisa explorou bem os contra-ataques e foi para o vestiário com uma larga vantagem de 31 pontos (55 a 24), vencendo a parcial por 34 a 10.
Na volta do intervalo, Jimmy abriu o terceiro quarto com mais uma bola de três para a Unifacisa. A vantagem no placar deu tranquilidade ao técnico Pablo Costa para rodar o elenco. A intensidade da partida diminuiu, e o Brusque conseguiu, momentaneamente, equilibrar as ações, empatando a parcial em 15 a 15. Ainda assim, a Unifacisa manteve uma sólida vantagem: 70 a 39.
O último quarto seguiu a mesma tônica. Logo no início, Sifontes converteu uma bola de três para o Jack, sinalizando o que estava por vir. Na sequência, o ala-pivô Antônio acertou três bolas de três consecutivas e fez chover em Brasília. Ao longo do período, a Unifacisa manteve a força defensiva e ofensiva demonstrada durante toda a partida e consolidou a vitória por 93 a 50 sobre o Brusque.
Destaques do Jack

Os destaques da Unifacisa na partida foram Antônio, cestinha do Jack com 18 pontos, além de 3 rebotes, 3 assistências, 2 bolas recuperadas e 22 de eficiência. Makhtar Gueye também brilhou com um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes, somando ainda 2 assistências, 1 bola recuperada, 1 toco e 21 de eficiência.
Jimmy contribuiu com 14 pontos, 4 rebotes, 6 assistências, 2 bolas recuperadas e 19 de eficiência, enquanto Henrique Coelho anotou 14 pontos, 3 rebotes, 4 assistências, 1 bola recuperada e 18 de eficiência. O armador Kendall Anthony marcou 8 pontos e distribuiu 2 assistências, e o venezuelano Yohanner Sifontes completou a lista com 8 pontos, 3 rebotes e 2 assistências.
Próximo compromisso
A Unifacisa volta à quadra amanhã (29), às 14h45, contra o Unión da Argentina, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF).
Em mais uma parceria com o Ministério do Esporte, por meio do Termo de Fomento nº 958606/2024, cujo objetivo é a manutenção da equipe de basquete profissional da Unifacisa, busca-se promover o treinamento avançado da equipe de alto rendimento de basquetebol da Unifacisa, qualificando cada vez mais sua participação em competições de alto nível, como o Novo Basquete Brasil (NBB) e outros torneios de destaque.
Essa parceria, além de fortalecer, difundir e fomentar a prática do basquetebol no cenário nacional e internacional, também busca garantir a utilização e a manutenção contínua do Centro de Treinamento da Unifacisa, que faz parte da RNT do Ministério do Esporte desde 2022.
Termo de fomento 944399/2023 – Treinamento e desenvolvimento da equipe de alto rendimento para participação do NBB (Novo Basquete Brasil). Visando a difusão e o fomento da modalidade no país e melhorar o nível técnico e tático dos atletas para participação nas competições de basquete profissional do Brasil, o NBB (Novo Basquete Brasil).
Termo de fomento 945237/2023 – Utilização e manutenção do Centro de Treinamento de Alta Performance da Rede Nacional de Treinamento da Arena Unifacisa, para a realização de Eventos. O objetivo principal desta parceria é a utilização e a manutenção das instalações do Centro de Treinamento da Unifacisa, que faz parte da RNT do Ministério do Esporte desde 2022.
Através da utilização e manutenção do Centro de Treinamento, serão proporcionados treinamentos aos atletas de alto rendimento da Unifacisa, além da realização e organização de eventos esportivos de alta qualidade, como os promovidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
