Com os adversários do Brasil na fase de grupo das Olimpíadas Rio 2016 sorteados, a Seleção Brasileira Feminina dá mais um passo na caminhada pelo ouro olímpico inédito. Até o momento mais aguardado dos Jogos, quando as equipes entram em campo e a bola rola, cada minuto de preparação pode fazer diferença. Além do treinamento físico, técnico e tático, conhecer as seleções rivais tem a mesma importância na fase de preparação, e pensando nisso, o técnico Vadão e sua comissão já dão início aos trabalhos.
Na sexta edição das Olimpíadas com a modalidade em disputa, o Brasil enfrenta os velhos conhecidos Suécia e China, e também encara uma novidade no terceiro jogo da fase de grupos: a África do Sul.
– No Grupo do Brasil, o Grupo E, vamos estrear contra a China. É uma equipe muito competitiva e em alta. O futebol chinês hoje em dia é plano de governo, tanto no masculino quanto no feminino, e vem crescendo cada vez mais. Outro adversário que pegamos foi a Suécia, seleção tradicional do futebol feminino e uma das favoritas. Essas duas seleções nós já conhecemos o estilo de jogo, porque já enfrentamos nessa passagem de dois anos à frente da Seleção – avaliou Vadão.
– A África do Sul é a única equipe que não conhecemos bem, e daqui para frente vamos estudar e coletar material dessa seleção. Sabemos que as principais características delas são força e velocidade, assim como no elenco masculino. É uma equipe agressiva, que precisa ser melhor analisada – comentou o treinador da Seleção Brasileira.
Sobre a divisão das doze melhores seleções do mundo, Vadão elogia o formato de sorteio da Fifa, que leva o ranking anual de seleções em consideração, e comenta a homogeneidade entre os grupos.
– Pela maneira como a Fifa faz o sorteio, as seleções são divididas de acordo com o ranking. Isso acaba distribuindo as grandes potências entre os grupos, o que eu acho muito bom para o equilíbrio. O grupo do Brasil está homogêneo, assim como os outros. As Olimpíadas sempre têm boas seleções, e com equipes capazes de surpreender, como a própria África do Sul – finalizou Vadão.
RUMO AOS JOGOS DO RIO 2016
O Brasil encara um último desafio em preparação para a Rio 2016 no mês de junho. A Seleção Brasileira viaja ao Canadá para disputa de dois amistosos contra as donas da casa. Os confrontos serão nos dias 4 e 7 de junho, em Toronto e Ottawa, respectivamente.
