Vila Nova reconquista título após 19 anos - SóEsporte
Futebol

Vila Nova reconquista título após 19 anos

O apito inicial da temporada 2015 da Série C do Campeonato Brasileiro foi dado no dia 16 de maio, com 20 clubes postulantes ao títulos e às quatro vagas para a Série B 2016. Depois de 194 jogos disputados em seis meses de competição, Vila Nova e Londrina foram os finalistas e disputaram o último jogo das finais, no dia 21 de novembro. O Vila Nova goleou por 4 a 1 e voltou a levantar o caneco da Série C depois de 19 anos. Tupi-MG e Brasil-RS foram as outras duas equipes que subiram para a Série B.

Primeira Fase:

A fase inicial da Série C começou com a divisão das vinte equipes em dois grupos. No grupo A disputavam Águia de Marabá-PA, América-RN, ASA-AL, Botafogo-PB, Confiança-SE, Cuiabá-MT, Fortaleza-CE, Icasa-CE, Salgueiro-PE e Vila Nova-GO. Já no grupo B decidiam Brasil-RS, Caxias-RS, Guarani-SP, Guaratinguetá-SP, Juventude-PR, Londrina-PR, Madureira-RJ, Portuguesa-SP, Tombense-MG e Tupi-MG.

Durante 18 rodadas as equipes de cada grupo se enfrentaram em jogos de ida e volta, definindo os oito times que se classificaram para a segunda fase e os quatro times que já seriam rebaixados para a Série D. Do Grupo A as quatro melhores equipes foram Fortaleza, ASA, Vila Nova e Confiança. No Grupo B se classificaram Londrina, Portuguesa, Tupi e Brasil-RS. Os rebaixados Águia de Marabá e Icasa, do Grupo A, e Madureira e Caxias, do Grupo B, disputarão a Série D de 2016.

Segunda Fase:

Após a definição das oito equipes, a segunda fase se organizou da seguinte forma: o primeiro colocado do grupo A jogaria com o quarto colocado do Grupo B, o segundo colocado do Grupo A enfrentaria o terceiro do Grupo B, o terceiro do Grupo A disputaria com o segundo do Grupo B e o quarto lugar do Grupo A decidiria com o primeiro lugar do Grupo B. E assim foram os jogos: Fortaleza X Brasil-RS; ASA X Tupi; Vila Nova X Portuguesa e Confiança X Londrina.

Depois dos oitos confrontos disputados em partidas de ida e volta, quatro equipes avançavam e se aproximavam cada vez mais da grande final. Vila Nova, Brasil-RS, Londrina e Tupi passaram para as semifinais da Série C, além de garantirem a classificação para a Série B de 2016.

Semifinal:

Os confrontos Tupi X Londrina e Brasil-RS X Vila Nova foram divididos em duas partidas e nos quatro jogos o resultado foi o mesmo: empate de 0 a 0. Diante disso, as duas decisões foram para os pênaltis. No jogo Londrina X Tupi, o Londrina venceu nas penalidades por 5 x 3. Já na partida entre Vila Nova X Brasil-RS, o Vila Nova se classificou para a grande final acertando 4 penalidades contra 3 do time gaúcho.

Final:

Com os finalistas definidos, o grande campeão da Série C de 2015 seria conhecido ao fim de dois jogos. Derrotado por 1 a 0 pelo Londrina-PR na partida de ida da decisão, o Vila Nova garantiu o título pela segunda vez em sua história vencendo em casa por 4 a 1.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.