Uma vitória nesta quinta-feira (26) garante o Brasil na final da competição, que acontece no próximo sábado. Jefinho assumiu a artilharia da competição com dez gols
A Seleção Brasileira de Futebol de 5 fechou a quinta rodada da Copa América IBSA 2013 na liderança isolada. A equipe venceu a Colômbia por 3 a 1, na tarde desta quarta-feira (25), na cidade de Santa Fé, na Argentina, e se beneficiou com o empate sem gols entre os Hermanos e o Paraguai. Jefinho, duas vezes, e Ricardinho marcaram os gols da vitória, enquanto López descontou para os colombianos.Com os resultados, o Brasil precisa apenas de mais uma vitória nos últimos dois jogos para garantir a vaga na grande final da competição, que acontece no próximo sábado, às 17h30.
O Jogo
Conhecendo o talento de Ricardinho e Jefinho, o técnico colombiano posicionou a equipe com os quatro atletas de linha no campo de defesa, principalmente pela ausência do principal jogador, Juan Pablo Parra, artilheiro da equipe com nove gols, que torceu o tornozelo na partida anterior.
A opção tática não deu tanto resultado, o ataque brasileiro conseguia criar chances de gols, mas parava na boa atuação do arqueiro colombiano e na trave. De tanto insistir, o Brasil foi premiado com um gol ainda no primeiro tempo. Após jogada ensaiada de escanteio, Ricardinho carregou para o meio e acertou um chute indefensável para o goleiro no ângulo.
No retorno do intervalo, a Colômbia procurou sair mais para o jogo, dando mais espaço para o Brasil, que conseguiu ampliar num jogada que contou com a sorte. Jefinho finalizou da entrada da área, a bola bateu na trave, voltou nas costas do goleiro e foi parar no fundo do barbante. O gol da Colômbia saiu logo em seguida. López carregou a bola com facilidade e ficou cara a cara com Daniel. O atacante teve espaço para finalizar e tirar o goleiro brasileiro da jogada.
O gol não abateu os brasileiros. A equipe continuou pressionando e o terceiro gol não demorou muito para sair. Jefinho fez linda jogada e acertou uma bomba, a bola bateu no travessão e tocou dentro do gol adversário. Depois disso, foi só administrar e garantir a quinta vitória brasileira na competição.
O Brasil irá dormir na liderança isolada da competição. A primeira colocação foi confirmada com o empate de 0 a 0, entre Argentina e Paraguai. Na parte de baixo da tabela, o Peru venceu o Uruguai por 2 a 0. México e Chile conquistaram um ponto cada com o empate sem gols.
Os dois gols de Jefinho colocaram o atacante na artilharia isolada da competição com dez gols, um a mais que Juan Parra, da Colômbia, com nove.
Faltam duas rodadas para encerramento da primeira fase. Uma vitória nesta quinta-feira (26), às 15h30, contra o Paraguai, garante o Brasil na final. A Argentina encara a Colômbia, às 17h30, o México pega o Peru, às 11h30, e o Chile mede forças contra o Uruguai, às 9h30.
Resultados
Quinta Rodada – 25 de setembro
Peru 2 x 0 Uruguai
México 0 x 0 Chile
Brasil 3 x 1 Colômbia
Argentina 0 x 0 Paraguai
Outros Resultados
Primeira Rodada – 21 de setembro
Paraguai 1 x 0 México
Colômbia 3 x 0 Peru
Brasil 5 x 0 Uruguai
Argentina 5 x 0 Chile
Segunda Rodada – 22 de setembro
Paraguai 6 x 0 Peru
Colômbia 3 x 2 México
Brasil 9 x 0 Chile
Argentina 4 x 0 Uruguai
Terceira Rodada – 23 de setembro
Colômbia 4 x 0 Uruguai
Paraguai 3 x 0 Chile
Brasil 8 x 0 Peru
Argentina 2 x 0 México
Quarta Rodada – 24 de setembro
Colômbia 2 x 1 Chile
Paraguai 5 x 0 Uruguai
Brasil 2 x 0 México
Argentina 6 x 0 Peru
Foto: Tadeu Casqueira
Por Tadeu Casqueira
Santa Fé, Argentina
Imprensa CBDV

















