VOCÊ SE LEMBRA DO ÁRBITRO EDUARDO MENEZES?
Ele nasceu na famosa e próspera cidade de Campina Grande-PB, a capital brasileira do forró, precisamente no dia 18 de setembro do ano de 1966. Foi por seus pais batizado e registrado com o nome de Eduardo Menezes, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o competente árbitro de categoria FIFA EDUARDO MENEZES.
Quando adolescente, praticou futebol de campo e volleyball. Todavia, o seu destino estava traçado para continuar a carreira de seu pai, Evonilson Menezes, árbitro dos quadros da Federação Paraibana de Futebol – FPF e sua inspiração maior.
Pois bem, de 1980 em diante, EDUARDO MENEZES, apitou vários jogos nas categorias de base e amistosos. EM 1983 passou a integrar o quadro profissional da Federação Paraibana de Futebol e consequentemente a apitar partidas do nosso campeonato profissional. Em pouco tempo de profissionalismo passou a ser um dos destaques do nosso estado e a ser escalado para trabalhar em jogos importantes. Comandou várias decisões do nosso campeonato paraibano.
A Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, não pensou duas vezes em aproveitar a sua competência e o inserir em seu quadro de arbitragem. Com o status CBF, EDUARDO MENEZES passou a frequentar vários cursos de aperfeiçoamento nas regras do futebol e a trabalhar em jogos importantes e decisivos por esse país de dimensão continental. Em 1989 trabalhou na partida final do campeonato brasileiro entre o Cruzeiro Esporte Clube e o Sport Club Corinthians Paulista.
Dominando as regras e se impondo dentro dos estádios lotados, EDUARDO MENEZES, para honra e alegria do povo paraibano, merecidamente passou a integrar o quadro de arbitragem da Federação Internacional de Futebol Associado, a poderosa FIFA. Era o ápice e o reconhecimento ao seu sério e dinâmico trabalho. Foram vários jogos trabalhados na Libertadores da América, na Copa Sul-Americana e Eliminatórias da Copa do Mundo. Teve a felicidade de trabalhar em jogos da seleção brasileira, como exemplo Brasil X Holanda. EDUARDO MENEZES teve o privilégio de fazer cursos de arbitragem na Escola Sul-Americana de Futebol, Conmebol e posterior especialização em Zurique, Suíça, na sede da Fifa.
Quando foi no ano de 2015, EDUARDO MENEZES, resolveu emudecer o seu apito e enrolar a sua bandeirinha, instrumentos que foram passados de pai para filho e honrados pelo nosso homenageado. Ele hoje apita apenas jogos festivos e comemorativos dos inúmeros amigos e ex -atletas. Foi ele quem comandou o jogo da Associação Cultural e Desportiva Causos e Lendas e a seleção dos ex-jogadores de Campina Grande, partida realizada no Amigão.
Formado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, ele hoje é comentarista esportivo na excelente equipe da Rádio Caturité/FM Campina Grande, com especialidade em análises de arbitragem.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor EDUARDO MENEZES, árbitro paraibano com status FIFA, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história da arbitragem do futebol brasileiro.
Serpa Di Lorenzo
