VOCÊ SE LEMBRA DO ATACANTE CAMPINENSE? - SóEsporte
Colunistas

VOCÊ SE LEMBRA DO ATACANTE CAMPINENSE?

VOCÊ SE LEMBRA DO ATACANTE CAMPINENSE?

Ele nasceu na pequenina cidade de Soledade PB, precisamente no dia 13 de agosto de 1942, foi por seus pais registrado com o nome de ERALDO ALEXANDRE DE BARROS, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o popular centroavante “CAMPINENSE”.

Tudo começou em sua cidade natal, Soledade PB, onde o nosso homenageado logo cedo mostrou muita intimidade com a bola e uma frieza dentro da área para marcar muitos gols nas equipes amadoras da região. Em 1960, com apenas 18 anos de idade, ele foi levado a fazer testes nos tradicionais Treze Futebol Clube e Campinense Clube.

As comissões técnicas dos clubes citados não aprovaram o seu futebol e ele voltou para casa. Incentivado por familiares e amigos, ele retornou a Campina Grande PB e fez testes no então Paulistano Esporte Clube, a terceira força da Rainha da Borborema. Com a camisa do Paulistano e adotando o nome de Eraldo, ele disputou o campeonato paraibano daquele ano e sagrou-se vice-campeão.

Em 1961, foi levado a fazer testes no Santa Cruz Futebol Clube do Recife e foi aprovado. Ele defendeu o tricolor do Arruda por 04 temporadas, sendo o artilheiro da competição estadual do ano de 1962 e convocado para a seleção pernambucana, passando a ser chamado de “Artilheiro do Povo”.

Em agosto de 1964, Campinense assinou contrato com o América Futebol Clube do Rio de Janeiro e conquistou, de forma invicta, a Taça Ary Barroso. Ele chegou a marcar 30 gols com a camisa alvirrubra da Cidade Maravilhosa, porém não conseguiu ser titular absoluto. Em 1965, Campinense foi atuar no forte time do Esporte Clube Bahia.

Apesar de uma excelente campanha e de ter marcado vários gols na terra de Jorge Amado, a sua vida iria mudar por completo. Foi transferido para o Vitória Sport Club, o Vitória de Guimarães, equipe tradicional da primeira divisão de Portugal. Nas temporadas de 1966\67 ele marcou vinte gols e foi destaque na terra de Eusébio e Cristiano Ronaldo.

No ano seguinte, ao término do contrato, ele foi vestir a camisa do Varzim Sport Club, da cidade lusitana de Póvoa do Varzim. Atuou nas temporadas de 1967\68 repetindo a marca de 20 gols. Ao final do contrato, ele comprou o seu próprio passe e passou a negociar com vários clubes.

Ele saiu da primeira divisão e passou a disputar a segunda, com a camisa do Grupo Deportivo Peniche, onde ficou até o ano de 1970. Foi jogar no Esperança de Lagos, por uma temporada e voltou em seguida para a equipe do Peniche, equipe que ao todo ele marcou 80 gols e foi ídolo.

Na temporada 1972\73, ele defendeu as cores do Gil Vicente Futebol Clube onde marcou 13 gols em 23 partidas. Na temporada 1973\74, ele se transferiu para o Sport Club Vianense, sendo este o seu último clube na terra do fado.

Vai o nosso artilheiro jogar no Canadá, precisamente no First Portuguese Canadian Club de Toronto onde atuou por três temporadas marcando 80 gols. Em 1977, com 35 anos de idade, ele encerrou a sua carreira e retornou para o Brasil. No dia 19 de junho de 2016, Campinense faleceu.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. ERALDO ALEXANDRE DE BARROS, o popular “Campinense”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol.

Por SERPA DI LORENZO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.