VOCÊ SE LEMBRA DO ATLETA MAURIÇÃO? - SóEsporte
Colunistas

VOCÊ SE LEMBRA DO ATLETA MAURIÇÃO?

No dia 22 de maio do ano de 1952, na então pacata, arborizada e hospitaleira cidade de João Pessoa – PB, nasceu Maurício Marques de Lucena, que posteriormente ficou conhecido por “MAURIÇÃO”. Atleta pivô no basquetebol e de armador esquerdo no handebol. Passando a ser destaque e peça fundamental no handebol do nosso estado.

Maurição teve o privilégio de crescer em uma época em que os educandários: Instituto Presidente Epitácio Pessoa – Ipep, Lins de Vasconcelos, Colégio Comercial Getúlio Vargas, Lyceu Paraibano, Escola Técnica Federal da Paraíba, Diocesano Pio XII e Marista Pio X não só transmitiam o conhecimento escolar curricular como também investiram na parte esportiva. Nessas escolas surgiram atletas de uma geração vencedora como Isaac, Biu Galinha, Joelson, Flávio Augusto, José Hugo, Rommel, Jim Cantisani, Alcir Hime e Maurição.

Pois bem, em 1968, Maurição começou a jogar handebol e basquetebol no saudoso Colégio Ipep. Posteriormente deu prioridade ao handebol, onde foi destaque em nossas quadras e conquistou vários e importantes títulos. Ele participou dos acirrados Jogos da Primavera e também defendeu as cores do Colégio Lyceu Paraibano. Concomitantemente, ele defendeu a camisa alvirrubra do tradicional Esporte Clube Cabo Branco.

Atleta disciplinado, técnico e portador de uma raça extraordinária, Maurição passou a ser um nome obrigatório por mais de uma década em todas as seleções paraibanas, nas categorias juvenil e adulta. As suas atuações nas quadras serviram de inspiração para muitos adolescentes se iniciarem nos esportes.

Quando ingressou na universidade para cursar Educação Física na Unipê, Maurição passou a disputar os Jogos Universitários Paraibanos e posteriormente a defender as nossas cores nos Jubs – Jogos Universitários Brasileiros. Esteve nos jogos realizados nas cidades de Belém – PA, Vitória – ES, Natal – RN, Maceió – AL e em João Pessoa – PB. A sua geração heroicamente conquistou um quarto lugar na cidade de Vitória – ES, um vice-campeonato em Natal – RN e chegou ao ápice com o título de campeão brasileiro em Maceió- AL.

Em 1973, a poderosa Sociedade Esportiva Palmeiras tentou levar o nosso armador esquerdo para integrar o seu plantel de handebol. A família e os estudos não permitiram a sua ida para o alviverde sediado na maior cidade sul-americana. Maurição transmitiu todo o seu conhecimento adquirido dentro das quadras aos alunos do Colégio Pio X, quando assumiu a função de treinador na década de 80 e permaneceu até o ano de 2004.

Formado em Educação Física e em Ciências Jurídicas – Direito, Maurição hoje recorda com bastante saudade daquela época de ouro do nosso esporte de quadra. As amizades, as viagens e as conquistas que posteriormente abriram as portas para a sua vida profissional.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor Maurício Marques de Lucena, o popular “Maurição” escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do handebol paraibano.

Serpa Di Lorenzo

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.