VOCÊ SE LEMBRA DO CENTRAL ITO?
Ele nasceu na capital de todos os paraibanos, a belíssima cidade de João Pessoa – PB, precisamente no dia 05 de junho do ano de 1956, foi por seus pais registrado e batizado com o nome de ROBERTO PAREDES ARAÚJO, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o popular central “ITO”.
ITO teve o privilégio de morar e crescer no bairro de Jaguaribe e aos 12 anos de idade ingressou na saudosa equipe do Canto da Vila Futebol Clube, jogando futebol de campo na posição de volante. Quando completou 16 anos foi selecionado para jogar no time de Frei Albino, celeiro de excelentes atletas. Jogou no juvenil e no amador.
Ele ainda tentou uma oportunidade no Botafogo Futebol Clube, mas não obteve êxito. Nas quadras, ele jogava de central fixo e surgiu com a camisa do histórico e extinto Estrela do Mar Esporte Clube. Como muitos atletas da década de 70/80, ele, aos poucos, foi abandonando os gramados e se dedicando ao futebol da bola pesada. Era um central fixo, que priorizava a marcação, porém, quando oportuno, servia os companheiros e marcava gols.
O nosso homenageado, ao adquirir experiência, também jogou temporadas no Clube Astréa, no time da EPI – Empresa Paraibana de Irrigação e na agremiação denominada Alfa 5. ITO disputou os acirrados Jogos da Primavera com a camisa do Colégio Professor Afonso Pereira e do Estadual ABC.
Quando ingressou na Universidade, passou a ser convocado e a participar de vários Jogos Universitários paraibanos e brasileiros, sediados nas cidades de João Pessoa – PB, Recife – PE, Belém -PA e Belo Horizonte – MG. Ele também disputou os disputados e antigos Jogos dos Comerciários, defendendo a equipe da EPI – Empresa Paraibana de Irrigação e vários campeonatos brasileiros de seleções estaduais defendendo as cores da Paraíba, ao lado de atletas da qualidade de Gama e Vanildo.
Depois de disputar todas essas competições nas categorias juvenil e adulto da bola pesada, “ITO” resolveu em 1983 encerrar a sua carreira de atleta vestindo mais uma vez a camisa do Estrela do Mar Esporte Clube, agremiação que o projetou nas quadras de futebol de salão. Ademais, continuou jogando apenas por lazer, divertimento e congraçamento com os amigos desportistas.
O esporte marcou a sua vida e deixou enormes recordações. Ginásios lotados, viagens, partidas disputadíssimas contra adversários históricos como o Esporte Clube Cabo Branco e o São Gonçalo Futebol Clube, então maiores rivais e fortes equipes.
Em uma das movimentadas avenidas do bairro de Jaguaribe, a 1º de maio, ITO semanalmente encontra-se com o companheiro Quinca e passam a recordar aquelas memoráveis competições. Ele também comparece ao encontro anual da Associação Cultural e Desportiva Causos e Lendas do Nosso Futebol para rever os amigos.
A sua maior recordação foi ter participado da conquista do título adulto de salão vencido pelo Estrela do Mar Esporte Clube, no ano de 1980, tendo o saudoso Antônio Toscano como treinador e um plantel extraordinário que tinha ITO, Quinca, Rosalvo, Tito, Marcos, Bosco, Tico, Nildo e outras feras que alegravam a torcida paraibana.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor ROBERTO PAREDES ARAÚJO, o popular central ITO, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão da Paraíba.
SERPA DI LORENZO