VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO BABÁ?
Ele nasceu na então pacata e arborizada cidade de João Pessoa – PB, precisamente no dia 04 de junho do ano de 1951, foi por seus pais registrado com o nome de GIVANILDO LEAL DE MENEZES, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o seguro e eficiente goleiro “BABÁ”.
O nosso homenageado teve a felicidade de nascer em uma família que respirava esportes 24 horas por dia. O seu pai, com maestria presidiu a Federação Paraibana de Futebol por vários anos e os seus irmãos mais velhos foram atletas, em destaque os goleiros Val e Givaldo. Com apenas sete anos de idade, BABÁ começou a jogar no saudoso Santos Futebol Clube de Tereré, nas modalidades de futebol de campo e salão.
BABÁ foi sempre um goleiro que gostava de treinar e que se dedicava muito, consequentemente integrou por vários anos os times do Santos Futebol Clube de Tereré e o Esporte Clube Cabo Branco, jogando salão e futebol de campo. Seu nome passou a ser obrigatório nas convocações da seleção paraibana como também na nossa seleção universitária. Conquistou vários títulos estaduais seguidos com a camisa alvinegra do Santos Futebol Clube, chegando a ser pentacampeão; como também foi octacampeão com as cores alvirrubras do Esporte Clube Cabo Branco. Nos saudosos jogos da primavera, BABÁ foi goleiro do tradicional e extinto Colégio Lins de Vasconcelos. Na realidade, ele teve o privilégio de ser um excelente atleta nas saudosas décadas de 60, 70 e 80, quando os nossos ginásios ficavam com as arquibancadas superlotadas para assistir os nossos clubes, colégios e seleções.
Quando encerrou a sua vitoriosa carreira de atleta nas quadras e nos gramados, BABÁ iniciou a sua exitosa carreira como preparador físico e treinador de ambas as modalidades, campo e salão. Teve a oportunidade de ser o preparador físico do elenco profissional do Botafogo Futebol Clube, do Auto Esporte Clube e da seleção paraibana de futebol.
Como treinador de futebol de salão, BABÁ comandou várias gerações de atletas paraibanos em campeonatos estudantis, de clubes, comerciários, bancários e industriais no estado da Paraíba e no Brasil. Foi ele quem treinou aquela forte equipe do Grêmio São Braz na década de 80. Também dirigiu a nossa seleção paraibana de futebol de salão.
Se não bastasse esse extenso e exitoso currículo no Brasil, ele também teve a oportunidade de levar os seus conhecimentos como treinador aos atletas dos Estados Unidos da América. Formado em Educação Física e em Direito, BABÁ recorda com muita saudade de sua época de goleiro de futebol de salão e de campo, nas décadas de 60, 70 e 80. Também recorda o seu período como preparador físico e treinador, sempre conquistando títulos para as cores da Paraíba.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. GIVANILDO LEAL DE MENEZES, o popular goleiro BABÁ, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO