VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO FÁBIO? - SóEsporte
Colunistas

VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO FÁBIO?

Ele teve a felicidade de nascer na belíssima e próspera cidade de Campina Grande-PB, berço de grandes atletas da bola pesada, precisamente no dia 22 de julho do ano de 1974. Foi por seus pais registrado e batizado com o nome de Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos, mas para o mundo do futebol de salão ele ficou conhecido como o excelente goleiro “FÁBIO”.

Tudo começou quando ele tinha apenas 12 anos de idade, na então concorrida escolinha de futsal do Grêmio São Braz de Campina Grande – PB. Mostrando segurança e frieza embaixo da trave, logo vieram vários clubes e campeonatos para preencher o seu vitorioso currículo. Fábio jogou nas equipes do São Braz, Clube Campestre, AABB Associação Atlética Banco do Brasil, Treze Futebol Clube, Campinense Clube e Eletrônica Adilson, todas da cidade Rainha da Borborema.

Ele também integrou a seleção de futsal da cidade de Macaparana-PE e participou dos jogos escolares pelo CPUC, Jogos Universitários pela UEPB – CG e Universitário Brasileiro pela Unipê – JP. Integrou a seleção brasileira de futebol de cegos e faz-se um lembrete ao leitor que apenas o goleiro dessa modalidade esportiva não possui deficiência visual.

Inúmeros foram os títulos paraibanos por ele conquistados com as camisas da AABB -Associação Atlética Banco do Brasil, Treze Futebol Clube, Campinense Clube e pela Eletrônica Adilson. E para orgulho da nossa Paraíba, Fábio foi tricampeão Paralímpico com a seleção brasileira de cegos nos jogos realizados nas cidades de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Também conquistou os jogos Parapan Americano em 2007, no Rio de Janeiro – Brasil e 2011 em Guadalajara – México.

Ainda muito novo, nosso homenageado passou a ser um respeitado treinador, levando todo o seu conhecimento para os seus comandados. Começou ensinando na escolinha da AABB de Campina Grande, e, posteriormente foi coordenador da base e do adulto do futsal do Treze Futebol Clube.

Como treinador da seleção brasileira de cegos, ele foi bicampeão Paralímpico nas cidades do Rio de Janeiro e Pequim, respectivamente. Foi Bronze na cidade de Paris e tri campeão Parapan Americano no Chile, Peru e Canadá. Bicampeão mundial em 2014 e 2018.

Por três vezes foi escolhido como o melhor técnico de esportes coletivos no Prêmio Paralímpico pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Conquistou, como treinador do Treze Futebol Clube, a Taça Brasil de Clubes, adulto, 2ª Divisão em 2012. Conquistou o campeonato paraibano Futsal sub 17, comandando a equipe masculina do Campestre Clube em 2019.

Formado em Educação Física e com pós-graduação em futsal, ele hoje é o Coordenador Técnico das seleções brasileiras de Judô, Goalball e Futebol de Cegos. Também coordena o Centro de Referência de João Pessoa – PB e, para orgulho do nosso país sem memória, ele é o atual Presidente (Chairman) do Comitê Esportivo de Futebol para Cegos da IBSA – Federação Internacional de Esportes para Cegos.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos, o popular goleiro “FÁBIO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futsal paraibano.

Serpa Di Lorenzo

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.