VOCÊ SE LEMBRA DO PIVÔ MARCÍLIO? - SóEsporte
Colunistas

VOCÊ SE LEMBRA DO PIVÔ MARCÍLIO?

VOCÊ SE LEMBRA DO PIVÔ MARCÍLIO?

Ele nasceu na belíssima e próspera cidade de Campina Grande-PB, a famosa Rainha da Borborema, precisamente no dia 08 de março do ano de 1950. Foi por seus pais registrado e batizado com o nome de MARCÍLIO SOUTO SOARES, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o hábil pivô “MARCÍLIO”.

Tudo começou com apenas oito anos de idade, brincando de futebol de campo na categoria “Galinho” do Treze Futebol Clube quando jogou de meia avançado. Também participou da equipe juvenil/amadora do Galo, mas ele preferiu jogar na equipe de várzea conhecida por Estudantes Futebol Clube. Em uma oportunidade, fez teste no Santa Cruz Futebol Clube do Recife, então comandado pelo conhecido treinador Duque, apesar de aprovado não quis permanecer no futebol de campo.

O seu destino no esporte já estava traçado para as quadras. Ali, naquele espaço pequeno, destinado aos hábeis, MARCILIO passou a ter acesso quando tinha apenas 14 anos de idade jogando na equipe denominada de Palmeirinha Esporte Clube. Suas habilidades e intimidade com a bola de futebol de salão logo chamaram a atenção dos clubes grandes da cidade de Campina Grande-PB.

Na década de 60, MARCÍLIO teve o privilégio de ser titular do Campinense Clube e da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, conquistando vários títulos municipais e regionais. Também jogou e ganhou títulos estudantis pelo tradicional Colégio 11 de Outubro, na cidade de Campina Grande-PB.

Em 1969, a boa equipe do Colégio 11 de Outubro foi especialmente convidada a participar dos festejados Jogos da Primavera, que anualmente eram realizados na capital de todos os paraibanos. Foi uma grande oportunidade para o público da cidade de João Pessoa conhecer o futebol praticado pelo pivô MARCÍLIO. A equipe de Campina Grande – PB conquistou, com raça e categoria, vice-campeonato, invicto, daquela saudosa competição.

MARCILIO também defendeu as cores vermelha e branca do tradicional Esporte Clube Cabo Branco e rubro-negra da nossa seleção paraibana de futebol de salão e universitária. Disputou, pela antiga URNE – Universidade Regional do Nordeste, os Jogos Universitários Paraibanos nos anos de 1971, 72 e 73. Sendo campeão em 72 e vice-campeão em 73. Representou o nosso estado nos Jogos Universitários Brasileiros na cidade de Belém – PA.

Com apenas 27 anos de idade, defendendo as cores rubro-negras do Campinense Clube, MARCÍLIO resolveu contrair núpcias e prematuramente pendurar os seus disputados tênis. Hoje, aposentado da Universidade Federal da Paraíba e morando na cidade de João Pessoa, ele lembra com saudade dos tempos em que os ginásios ficavam lotados para assistir e aplaudir aquela geração muito especial que tratava a bola pesada com carinho e jogava por amor ao clube.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor MARCÍLIO SOUTO SOARES, o popular pivô MARCILIO, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão da Paraíba.

Serpa Di Lorenzo

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.