VOCÊ SE LEMBRA DO PIVÔ ZÉ RUI? - SóEsporte
Colunistas

VOCÊ SE LEMBRA DO PIVÔ ZÉ RUI?

VOCÊ SE LEMBRA DO PIVÔ ZÉ RUI?

No dia 20 de agosto do ano de 1954, na cidade de Sapé-PB, terra do abacaxi e do nosso poeta Augusto dos Anjos, nasceu José Rui Falcão Coelho. Atleta esse que praticou várias modalidades de esportes e que foi destaque maior no futebol de salão, onde popularmente ficou conhecido como o habilidoso pivô “ZÉ RUI”.

Ainda criança, em 1966, “Zé Rui” começou a jogar futebol de campo no tradicional Colégio Marista Pio X, época em que o irmão Caminha incentivava muito o esporte naquela instituição de ensino. Em 1967, o nosso homenageado foi integrar o infantil da categoria de base do Botafogo Futebol Clube, aos cuidados do saudoso “Seu Luís da Preferida”, abnegado desportista que posteriormente ficou conhecido como sendo o proprietário da Livraria do Luís.

No alvinegro, que ainda não tinha estrela vermelha, ele fez moradia jogando e ganhando títulos do infantil ao profissional. Depois, foi reforçar o meio de campo do Santos Futebol Clube de Tereré. Zé Rui também jogou futebol de campo pelo Esporte Clube Cabo Branco, no antigo Torneio Carlos Pereira de Carvalho e Silva, quando o alvirrubro de Miramar formou um grande time profissional. Também vestiu a camisa do Modena Futebol Clube, tradicional equipe amadora da cidade de Pilar-PB.

Zé Rui jogou handebol e chegou a disputar os Jebs (Jogos Estudantis Brasileiros) nessa modalidade. Mas, para a nossa alegria, paralelamente ao futebol de campo, Zé Rui jogava futebol de salão, desde novo, nas escolas onde estudava e no Esporte Clube Cabo Branco. No tradicional alvirrubro de Miramar ele honrou e defendeu as cores por mais de uma década.

No ginásio de esportes Manoel Moraes, ele foi infantil, juvenil e adulto. Jogou ao lado de uma geração que estava encerrando a carreira, como Givaldo, Vuca, Aldanir, Moreira e Luiz da Banda e foi uma referência para a geração posterior. Zé Rui, com a sua experiência, técnica refinada e dribles curtos, integrou excelentes times. Quem não se lembra do quinteto comandado por Walter Castelo Branco que tinha Ivenaldo, Bosco, Marquinhos,Tito e Zé Rui? A bola era tão bem tratada que parecia que dormia com eles.

Zé Rui disputou os acirrados Jogos da Primavera com a camisa do Colégio Lins de Vasconcelos. Disputou os Jogos dos Comerciários vestindo o manto da Loja Aristides Calçados, ao lado de Marden Góes, Quinca, Ademar, Marcos Medeiros e Guarabira. Disputou os Jogos das Indústrias pela Indsteel, ao lado de Babá, Darízio, Ademir e João Edson.

Por mais de uma década o seu nome foi obrigatório na lista de convocações da seleção paraibana e universitária. Sempre defendeu com raça e técnica as cores preta e vermelha do nosso estado em campeonatos realizados na Paraíba e em outros estados da federação.

Juntamente com o companheiro Tito, foi reforçar a seleção da cidade de Orós e ser campeão da bola pesada no vizinho estado do Rio Grande do Norte. Quando resolveu pendurar os seus disputados tênis encerrando a sua vitoriosa carreira de atleta, passou a orientar e repassar todo o seu conhecimento para as novas gerações ao treinar várias equipes da nossa capital.

Zé Rui foi por vários anos funcionário da Emlur – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana da cidade de João Pessoa-PB. Também administrou o restaurante panorâmico do Esporte Clube Cabo Branco, onde recebia a todos com um abraço e um sorriso fraternal. No dia 20 de novembro do ano de 2020, o nosso homenageado faleceu.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor José Rui Falcão Coelho, o popular pivô “ZÉ RUI”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão paraibano.

Serpa Di Lorenzo

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.