VOCÊ SE LEMBRA DO PONTEIRO VANDERLEY?
Ele nasceu na próspera cidade canavieira de Santa Rita PB, precisamente no dia 31 de dezembro do ano de 1964, foi por seus pais batizado com o nome de VANDERLEY BORGES DE AQUINO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o arisco ponta esquerda “VANDERLEY”.
Tudo começou aos doze anos de idade, quando VANDERLEY estudava no Colégio das Freiras da cidade de Santa Rita e se iniciou nas peladas das quadras de futebol de salão jogando de ala esquerda e nos gramados jogando na ponta esquerda.
Em 1977 ele passou a integrar a base do Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, onde teve o privilégio de disputar vários campeonatos nas categorias infantil, juvenil e amador com a camisa tricolor. Quando foi no ano de 1988, foi selecionado para integrar a equipe profissional e disputar o campeonato paraibano de profissionais.
Em decorrência do seu desempenho dentro das quatro linhas, já na temporada seguinte, VANDERLEY foi contratado para reforçar a boa equipe do Auto Esporte Clube da cidade de João Pessoa PB no campeonato paraibano, onde foi um dos destaques do clube do povo ao lado de atletas como Nascimento, Valter Cruz, Gilvan e Betinho.
Quando foi no ano de 1989 ele retornou ao Santa Cruz de Santa Rita e na temporada de 1990 ele foi contratado para jogar na equipe rubro-negra do Campinense Clube da cidade de Campina Grande PB, ao lado dos companheiros Jorge Reis, Hermes e Jorge Hipólito. Depois de disputar aquela temporada na Raposa, ele mais uma vez retornou ao tricolor canavieiro.
Em 1990, por estar em uma excelente fase de sua carreira, ele foi convocado para integrar a seleção paraibana de futebol profissional sob a chancela da Federação Paraibana de Futebol FPF, em uma equipe que tinha bons jogadores como Walter Cruz, Salerno e Normando.
Paralelamente aos gramados, VANDERLEY disputou por vários anos futebol de salão nos jogos escolares da cidade de Santa Rita. Competiu nos saudosos Jogos da Primavera realizados no histórico Clube Astréa e fechou com chave de ouro ao disputar os jogos universitários com a camisa da Universidade dos Institutos Paraibanos de Educação – UNIPÊ.
Em 1998, jogando com a camisa do Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, VANDERLEY resolveu pendurar as suas chuteiras profissionais e passar a jogar apenas em equipes máster, por prazer e forma de reencontrar os antigos e velhos companheiros de equipe.
VANDERLEY conquistou vários títulos no futebol de campo e no futebol de salão. Ele se lembra com saudade e respeito de vários treinadores, em especial de Victor Hugo, Mineiro e Ferreira, profissionais que orientaram o nosso homenageado na época de jogador profissional.
Paralelamente aos gramados e às quadras, o atleta em comento não relaxou nos estudos e cursou Educação Física na Universidade Unipê, passou em concurso público e foi lecionar na rede municipal de ensino da cidade de Santa Rita PB. Ele também exerceu a função de treinador de futsal em jogos escolares e de futebol de campo em equipes amadoras.
Hoje, VANDERLEI é mais uma peça que veio a somar na Associação Desportiva e Cultural Causos e Lendas do Nosso Futebol, jogando e convivendo ao lado de vários atletas do passado e que ainda conseguem, com harmonia e satisfação, praticar futebol.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor VANDERLEI BORGES DE AQUINO, o popular ponta esquerda “VANDERLEI” escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
Serpa Di Lorenzo


















