Antigamente, de acordo com a linguagem esportiva, quando um time modesto ganhava de um tradicional, era considerado zebra. Neste sábado, este animal correu solto em Pernambuco, Paraná e Ceará.
No Recife, Pernambuco, o Retrô, time criado por empresários, venceu o tradicional Santa Cruz por 4 a 0. A título de informação, um dos zagueiros do Retrô-PE é Guilherme Paraíba que nasceu na cidade de Queimadas, perto de Campina Grande. Guilherme defendeu o Treze no início da carreira.
Outro resultado surpreendente foi registrado no Ceará, pelo Campeonato Estadual. O Iguatu, time eliminou o todo poderoso Ceará vencendo por 1 a 0 no tempo normal e nos pênaltis, por 5 a 4.
Com isso, o Iguatu está na fase semifinal do Campeonato Cearense e o Vozão fica fora da disputa.
Outra zebra foi registrada no Certame Paranaense, com a vitória do União sobre o Paraná Clube por 3 a 1. O resultado rebaixou o time paranista para a segunda divisão estadual, deixando torcedores revoltados.
OBS 1: As zebras são mamíferos que pertencem à família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. Mas não se sabe porque elas estão incluídas no futebol brasileiro, para justificar resultados surpreendentes.
OBS 2 : A expressão foi criada pelo então técnico da Portuguesa-RJ, Gentil Cardoso, antes do jogo válido pelo Campeonato Carioca de Futebol de 1964 contra o Vasco da Gama. Gentil, em entrevista a um repórter de campo disse que o resultado do jogo seria “zebra”. … No fim, a Portuguesa venceu o Vasco por 2–1.
Por Franco Ferreira