Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
A Associação Matogrossense de Cegos (AMC/MT) conquistou o título da Copa Brasil – Série B de Futebol de 5 2012, disputada em Vila Velha, Espírito Santo. Com gols de Rony e Mauro – duas vezes cada -, a equipe superou a União de Baiana de Cegos (UBC/BA) na final vencendo por 4 a 1, em partida realizada na manhã deste domingo (21), no ginásio da escola municipal Governador Cristiano Dias Lopes Filho. O gol de honra dos baianos foi marcado por José Márcio. As duas equipes conseguiram o acesso à Série A de 2013.
– Representa muito essa conquista. Todo o trabalho do grupo, que foi muito forte durante esse ano. Abrimos mão de muita coisa para chegarmos aqui bem, e graças a Deus conseguimos colocar em prática tudo aquilo que a gente treinou. Agora é treinar forte nesse final de ano e no ano que vem, para atingir uma boa colocação na Série A de 2013 – comemorou o artilheiro da competição, Rony, da AMC.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Clube Social da Unidade de Vizinhança (DF) venceu por 1 a 0, a equipe da União de Cegos Dom Pedro II (UNICEP/ES), com gol de Alexandre, e conquistou a medalha de bronze.
Antes da cerimônia de premiação o presidente da CBDV, Sandro Laina Soares, parabenizou as equipes que conquistaram o acesso para a elite do Futebol de 5 no país, além de incentivar todas aquelas que não conseguiram a vaga.
– Gostaria de parabenizar os atleta da AMC e da UBC pela grande participação e obviamente pela grande oportunidade de disputar a principal competição de Futebol de 5 em 2013. O treinamento precisa continuar. A Série A tem um nível, em tese, muito mais puxado, mas eu tenho certeza que o trabalho vai refletir no ano que vem. As equipes que não conseguiram, eu também recomendo que continuem com o trabalho, para que ano que vem a gente consiga ter outros bons campeonatos e que o nosso futebol possa continuar crescendo e ganhando fora do país – disse Sandro Laina.
Presença de público jovem
Durante a competição muitos alunos da escola municipal Governador Cristiano Dias Lopes Filho, sede do evento, compareceram ao ginásio para prestigiar os jogos. Muitos, inclusive, ainda não conheciam a modalidade, e ficaram impressionados com o desempenho dos atletas dentro de quadra.
– Ficamos surpresos. Quando o professor falou que ia ter o futebol de deficiente visual, todos perguntaram como era que eles jogavam. Foi um negócio que surpreendeu, tirando algumas coisas que é diferente do futebol de campo, é a mesma vibração dentro de quadra, a disputa. Parece que eles não têm aquela barreira toda. Achei muito legal, muito interessante – disse a aluna do 9º ano, Letícia da Silva, de 15 anos.
Premiações individuais
As equipes que conquistaram o acesso dominaram as premiações individuais, e receberam duas indicações, além da artilharia da competição.
Artilheiro: Rony (10 gols), da AMC
Melhor Jogador: José Márcio, da UBC
Melhor Goleiro: Genildo, da UBC.
Resultados
Primeira rodada – quinta-feira (18)
CAP (BA) 1 x 0 ACERGS (RS)
UNICEP (ES) 1 x 0 VIZINHANÇA (DF)
AMC (MT) 2 x 0 UBC (BA)
CESEC (SP) 0 x 0 ADVC (RJ)
Segunda rodada – sexta-feira (19)
CAP (BA) 0 x 1 VIZINHANÇA (DF)
UNICEP (ES) 1 x 0 ACERGS (RS)
AMC (MT) 5 x 1 ADVC (RJ)
CESEC (SP) 0 x 1 UBC (BA)
Última rodada – sexta-feira (19)
CAP (BA) 1 x 0 UNICEP (ES)
VIZINHANÇA (DF) 2 x 0 ACERGS (RS)
AMC (MT) 2 x 0 CESEC (SP)
UBC (BA) 3 x 0 ADVC (RJ)
Semifinal – sábado (20)
Vizinhança (DF) 0 x 1 UBC (BA)
AMC (MT) 2 x 1 UNICEP (ES)
Disputa do terceiro lugar – domingo (21)
UNICEP (ES) 0 x 1 VIZINHANÇA (DF)
Final – domingo (21)
UBC (BA) 1 x 4 AMC (MT)
