São Paulo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Corinthians são os cinco times cujos torcedores preferem a Libertadores
Na próxima quarta-feira, 24/07, o Atlético Mineiro irá tentar fazer história e vencer pela primeira vez o campeonato mais importante das Américas. A Copa Libertadores além de ser importante para os clubes brasileiros se tornou uma verdadeira paixão de boa parte dos torcedores. Entre os entrevistados pela Nielsen Sports, unidade de negócios da Nielsen (www.br.nielsen.com), que tem por objetivo entender e aproveitar as oportunidades do mercado esportivo, quase 20% declararam a Copa Libertadores como seu campeonato de futebol preferido. Com este resultado, o torneio sul-americano fica atrás apenas do Campeonato Brasileiro, com 64%, e da Copa do Mundo, com 28%. “O interessante deste resultado é o fato do Brasileirão, por exemplo, envolver 20 clubes, enquanto a Copa Libertadores fica restrita a, no máximo, seis clubes brasileiros”, pontua José Miguel Prestes, analista de mercado da Nielsen Sports.
Um ponto curioso é que o atual finalista, Atlético Mineiro, apresenta um percentual bem modesto de interesse no torneio. Apenas 11,2% de seus torcedores citam a Libertadores como campeonato preferido, ficando atrás, além do Campeonato Brasileiro (73,9%) e da Copa do Mundo (20,9%), também do Campeonato Mineiro (25,4%). “Por participarem pela primeira vez em sua história de uma final do torneio sul-americano a grande tendência é a do torcedor do Galo se apaixonar de vez pelo torneio e subir no percentual de preferência em 2013”, esclarece Prestes.
Entre os torcedores dos principais clubes do país, o torcedor são-paulino é o que apresenta maior percentual de pessoas que declaram a Copa Libertadores como campeonato de futebol preferido, com 32,7%. Logo em seguida, os rivais do Sul, Grêmio e Internacional também apresentam alta afinidade com a Libertadores com, respectivamente, 31,5% e 28,8%. Outra rivalidade fecha a lista das cinco torcidas que mais citam a Libertadores como campeonato preferido: Palmeiras e Corinthians, ambos com 25,8%.
Metodologia
Pesquisa realizada no final de 2012 em 6 capitais brasileiras com 3 mil entrevistasem São Pauloe no Rio de Janeiro (1.500 em cada) e 1.200 entrevistas em Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre (300 em cada).
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)