Barcelona fuzila o Real Madrid - SóEsporte
Futebol

Barcelona fuzila o Real Madrid

A vitória por 4 a 0 do Barcelona sobre o Real Madrid, neste domingo, por LaLiga, que teve transmissão exclusiva pela ESPN no Star+ no Brasil, foi marcante por vários motivos.

Além de ter acabado com um tabu de três anos dos catalães sem ganhar dos merengues, foi uma repetição de um placar que não acontecia desde 21 de novembro de 2015.

Na ocasião, os blaugranas venceram no Santiago Bernabéu com gols de Luis Suárez (2), Neymar e Iniesta, em um resultado que provocaria grandes efeitos nas duas equipes no restante da temporada 2015/16.

REAL MADRID
Pouco após o humilhante 4 a 0 para o Barça, o Real Madrid, que tinha Rafa Benítez no comando, sacodiu a poeira com uma emocionante vitória sobre o Shakhtar Donetsk, que colocou os blancos em 1º lugar na fase de grupos da Champions League.

Dias depois, porém, viria um novo trauma para os merengues na temporada…

Na Copa do Rei, o Real Madrid venceu o Cádiz com tranquilidade por 3 a 1, com dois gols de Cheryshev, e passou de fase. No entanto, após análise, foi constatado que o russo não poderia ter jogado, pois estava suspenso por ter tomado o 3º cartão amarelo na temporada anterior, quando ainda representava o Villarreal por empréstimo.

O presidente do Madrid, Florentino Pérez, esperneou, reclamou, entrou com recursos, mas de nada adiantou: Real eliminado no “tapetão”, em um episódio vergonhoso e de extremo amadorismo de um clube gigantesco.

As semanas foram passando com altos e baixos, e o trabalho de Benítez estava por um fio na virada de 2015 para 2016. Após um empate por 2 a 2 com o Valencia, logo após o Réveillon, a diretoria blanca decidiu demitir Rafa.

Poucos dias depois, foi anunciado o novo comandante: o francês Zinedine Zidane, que vinha trabalhando como técnico do Real Madrid Castilla, a equipe de base dos madrilenhos.

Logo que assumiu, Zizou conseguiu sinergia incrível com o elenco e disparou para uma série de grandes resultados.

Em LaLiga, ele não conseguiu ganhar o título, terminando com o vice. No entanto, ganhou El Clásico do returno por 2 a 1, no Camp Nou com quase 100 mil pessoas, e acabou com a série invicta de 39 partidas do Barcelona.

O melhor, porém, viria na Champions League. Em uma emocionante final contra o arquirrival Atlético de Madrid, o Real empatou por 1 a 1 e depois venceu por 5 a 3, nos pênaltis, ganhando a competição europeia pela 11ª vez em sua história.

Seria o início de uma era de domínio dos merengues no torneio da Uefa, com outras duas conquistas seguidas da Liga dos Campeões nas temporadas seguintes.

BARCELONA
Cerca de um mês depois de golear o Real Madrid por 4 a 0 no Bernabéu, o Barcelona, então comandado por Luis Enrique, viajou ao Japão e arrasou o River Plate por 3 a 0 na final do Mundial de Clubes da Fifa, conquistando mais um grande troféu em sua história.

Nas semanas seguintes, a equipe catalã seguiu embalando excelentes resultados tanto em LaLiga como na Copa do Rei, com gols a rodo feitos por seu incrível tridente formado por Neymar, Messi e Luis Suárez.

Entre março e abril de 2016, porém, a equipe culé entrou em um inferno astral, com várias notícias ruins tanto dentro quanto fora de campo.

Ocorreu a morte de Johan Cruyff, um dos maiores nomes da história blaugrana. A isso, seguiu-se a derrota por 2 a 1 para o Real Madrid no El Clásico do returno, no Camp Nou abarrotado por quase 100 mil pessoas, que acabou com a invencibilidade de 39 jogos da equipe de Luis Enrique.

Para finalizar, o Barça, que era o atual campeão da Champions, foi eliminado nas quartas de final pelo afinado Atlético de Madrid de Diego Simeone, que se impôs e deixou os catalães para trás no torneio.

Entre o final de abri e maio, porém, o Barcelona conseguiu recolocar o trem nos trilhos e somou os resultados que faltavam para terminar a temporada com mais algumas taças.

Desta forma, o time de Luis Enrique fechou 2015/16 com os títulos de LaLiga e da Copa do Rei (batendo o Sevilla na prorrogação, em uma final emocionante). A eles, se somaram os do Mundial de Clubes e o da Supercopa da Uefa, que havai sido vencido no início da temporada.

Apesar de ter encerrado a temporada em grande estilo, o Barça veria o Real Madrid reagir de foram forte no ano seguinte, acabando com o domínio culé e fazendo a dobradinha de LaLiga e da Champions.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.