O diretor do Botafogo, Ariano Wanderley acaba de anunciar, através da Rádio Tabajara, que Marcelo Vilar, ex-técnico do Treze, como novo mandante do elenco botafoguense.
Vilar chega para substituir Pedro Manta que abandonou o clube, na segunda-feira, alegando tem recebndio proposta melhor do Guarani de Juazeiro-CE.
O novo treinador do Botafogo Futebol Clube é Marcelo Vilar e Lima Lopes, ou simplesmente, Marcelo Vilar, cearense de Fortaleza, que nasceu no dia 13 de maio de 1961, segundo a assessoria do Botafogo.
O zagueiro Marcelo Vilar encerrou sua carreira como jogador precocemente, aos 24 anos, e iniciou a carreira de treinador em 1984, contudo, o seu primeiro trabalho em uma equipe profissional só aconteceu em 1996, quando o mesmo comandou o Itapipoca-CE. Em 1997 foi para o Ceará Sporting Club, onde conquistou o título estadual daquele ano. Em 1998 teve uma passagem pelo Fortaleza, para no ano seguinte, em 1999, comemorar mais um título estadual cearense, novamente pelo Ceará Sporting Club. A próxima conquista aconteceu em 2001, quando Vilar se sagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, defendendo as cores do extinto Roma Barueri, atual Grêmio Recreativo Barueri-SP.
Com um início de carreira estonteante, Vilar recebeu convites para trabalhar em vários estados do Brasil. Com idas e vindas por clubes cearenses, Vilar também trabalhou em clubes no Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo, destaque para o ano de 2006, quando comandou a S. E. Palmeiras-SP.
Todavia, o destino reservava mais conquistas na carreira deste vitorioso treinador, e elas vieram acontecer na Paraíba, no comando do Treze de Campina Grande, onde em 2009 foi campeão da Copa Paraíba, e nos anos seguintes, 2010 e 2011, conquistou o bi-campeonato estadual.
Mesmo conquistando títulos e mostrando resultados positivos à frente do Treze, o treinador estava sempre na mira de uma boa parte da torcida galista, que acusava o técnico de retranqueiro, até que nos altos e baixos do time de Campina Grande na série C do Brasileiro deste ano, o treinador acabou sendo desligado do clube, depois de quatro anos de bons serviços prestados.
Como quem é bom jamais fica muito tempo parado, Marcelo Vilar aceitou o convite da diretoria do Botafogo Futebol Clube, para comandar o time na reta final da Copa Paraíba, e nas disputas do Campeonato Paraibano 2013.
Como todos sabem, no futebol, a formação de um grande time começa com a contratação de um grande técnico, e isso o Botafogo já fez, agora é focar no trabalho e ir em busca dos objetivos a serem alcançados por todos que fazem o Botafogo Futebol Clube.
