Presente na final de todas as edições da Copa América IBSA de Futebol de 5, a Seleção Brasileira mais uma vez estará na decisão da principal competição das américas. A vaga foi confirmada nesta quinta-feira (26), após vitória por 4 a 0 sobre o Paraguai. A Argentina deu um grande passo rumo à final ao vencer a Colômbia pelo placar de 1 a 0.
Nesta sexta-feira, as duas equipes se enfrentam, às 17h30, pela última rodada da primeira fase. Um empate basta para a Argentina se garantir na final. Em caso de derrota para o Brasil, os Hermanos tem que torcer para o Paraguai não golear a Colômbia, e tirar uma diferença de sete gols de saldo.
Para vencer a sexta partida o Brasil precisou fazer algo inédito na competição: balançar as redes do Paraguai. O goleiro adversário não havia sido vazado nenhuma vez. No entanto, os paraguaios não tiveram muita sorte, a Seleção Canarinho fez a sua melhor exibição na competição e não deu chances.
Ao contrário dos outros adversários o Paraguaio não jogou totalmente fechado, e mesmo buscando o ataque, o Brasil, com uma zaga bem organizada, conseguia evitar as jogadas de perigo.
Com a segurança defensiva, os atacantes tiveram mais tranquilidade para buscar o gol, que não demorou muito para sair. Cássio fez o desarme no campo de defesa, a bola sobrou para Jefinho, que arrancou com liberdade, tirou do zagueiro e chutou rasteiro sem chances para o goleiro. O Brasil cresceu na partida e ainda na primeira etapa ampliou com Ricardinho.
No final do primeiro tempo um susto. Bill dividiu com o adversário e levou a pior na disputa. O brasileiro teve que ser substituído. No entanto, o camisa 9 não preocupa a comissão técnica e deverá estar liberado para os próximos jogos.
O terceiro gol da equipe saiu no início da etapa final. Artilheiro da competição, o craque Jefinho confirmou o grande momento na carreira e em jogada rápida de contra ataque marcou mais um na partida, o 12º no campeonato. Com o resultado positivo, o técnico Fábio Vasconcelos teve tranquilidade para mexer no time. Marquinhos que entrou no decorrer jogo não decepcionou. O tricampeão paralímpico entrou muito bem na partida e foi premiado com um belo gol, o último da goleada de 4 a 0.
– Mais um jogo difícil, não tem nada fácil. Eu tive a sorte de entrar lá e fazer um gol, e ajudar o Brasil. A partir de agora só tem jogo e eu estou aí para ajudar o grupo, e quem vier vai ser uma grande final – disse Marquinhos.
No complemento da última rodada o Chile enfrenta o Peru, às 9h30, e México e Uruguai se enfrentam, às 11h30.