Brasil embarca neste sábado (1) para Toronto em busca do tri Parapan-Americano - SóEsporte
FutSal

Brasil embarca neste sábado (1) para Toronto em busca do tri Parapan-Americano

Competição reserva, pelo menos, mais um duelo contra a Argentina. As duas seleções estão garantidas nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, e evento no Canadá definirá mais um país para se juntar às demais classificadas

Rio de Janeiro/RJ – A Seleção Brasileira de Futebol de 5 encerrou a preparação para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Canadá, nesta sexta-feira (31). Foram cinco etapas de treinamento ao longo do ano – no CT da ANDEF, em Niterói, Rio de Janeiro –, além da participação no Torneio Internacional de Madrid, conquistado pelo Brasil. No caminho para o tricampeonato a Seleção terá rivais habituados a enfrentar na história, entre eles, a Argentina.
Campeão das duas únicas edições do Futebol de 5 em Parapan-Americanos, a Seleção Canarinho é a equipe a ser batida. O primeiro que irá para o embate contra os brasileiros será o Chile, no dia 8 de agosto, às 19h, horário de Brasília, na estreia. Na última partida entre as equipes, o Brasil venceu os chilenos, por 9 a 0, pela Copa América 2013. Os jogos seguintes serão contra Colômbia e Uruguai, nos dias 9 e 10, respectivamente.
A quarta partida será contra o principal concorrente ao título. Brasil e Argentina vão se enfrentar no dia 12 de agosto, às 19h, na arena montada na Universidade de Toronto. O confronto será válido pela penúltima rodada da primeira fase. A rodada final será no dia seguinte com o Brasil frente a frente com o México, às 21h, e a Argentina em duelo contra o Chile, às 19h. Na abertura da rodada, Uruguai e Colômbia se enfrentam, às 17h.
O duelo contra os Hermanos já virou comentário entre os jogadores da seleção, afinal, Brasil e Argentina protagonizaram jogos históricos. A perda do último título do Brasil aconteceu no Mundial de 2006, em Buenos Aires, para o maior rival. A partir de 2007 só deu Brasil. A conquista mais recente ocorreu no Mundial de 2014, em Tóquio, com vitória suada, na prorrogação, por 1 a 0. Um dos jogadores mais vitoriosos da seleção, o defensor Cássio analisou o próximo encontro entre as equipes, minimizou o fato de o Brasil ter vencido os últimos jogos e apontou as seleções como as maiores do mundo.
– A gente sabe que ao longo do tempo isso realmente vem acontecendo (sequência de vitórias brasileiras). A gente sempre enfrenta a Argentina. Seja numa semifinal ou final. Isso por um lado nos leva a crer que Brasil e Argentina são as maiores seleções do mundo. Por mais que surja a França, a própria China, a preocupação de enfrentar a Argentina a cada jogo ela tem que ser realmente frisada, porque com preocupação você redobra a atenção. Os caras vêm perdendo para a gente ao longo desse tempo, mas não é por sorte. O Brasil quando enfrenta a Argentina é uma atenção tremenda, dedicação e raça, que realmente a gente bota em quadra. Para a gente jogar contra a Argentina é sempre muito bom, a gente adora jogar contra a Argentina. Entrar contra os caras com fome. Com a vontade cem por cento de ganhar o jogo é fundamental – analisou Cássio
Para manter uma escrita que já dura oito anos, um dos principais jogadores do mundo e artilheiro em diversas conquistas da Seleção Brasileira, o craque Jefinho deixa de lado os prêmios individuais para focar no coletivo, e promete muito empenho para conseguir mais um título.
– A promessa é sempre ajudar ao máximo a todo o grupo. Buscar fazer o máximo de gols possíveis, ajudar a conquistar os resultados e jogar bem. Esse é o pensamento. Não só meu como de todo o grupo, e trazer mais essa medalha. E o que vier de gols, artilharia, vai ser ótimo, não só para mim, mas para outros companheiros do grupo também. Então, vai ser ótimo. A promessa é ir buscar com todo afinco a medalha de ouro – afirmou o baiano.
As duas primeiras colocadas da fase inicial decidem o título dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 no dia 14 de agosto, às 19h. A competição é classificatória para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Brasil e Argentina estão garantidos no maior evento paradesportivo do planeta. Confira toda a tabela de jogos da competição.
Sábado – 08 de agosto
17hUruguaixArgentina1ª Rodada
19hBrasilxChile1ª Rodada
21hColômbiaxMéxico1ª Rodada
Domingo – 09 de agosto
17hBrasilxColômbia2ª Rodada
19hArgentinaxMéxico2ª Rodada
21hUruguaixChile2ª Rodada
Segunda-feira – 10 de agosto
17hMéxicoxChile3ª Rodada
19hUruguaixBrasil3ª Rodada
21hColômbiaxArgentina3ª Rodada
Quarta-feira – 12 de agosto
17hUruguaixMéxico4ª Rodada
19hBrasilxArgentina4ª Rodada
21hChilexColômbia4ª Rodada
Quinta-feira – 13 de agosto
17hUruguaixColômbia5ª Rodada
19hArgentinaxChile5ª Rodada
21hMéxicoxBrasil5ª Rodada
Sexta-feira – 14 de agosto
17h3º Lugarx4º LugarBronze
19h1º Lugarx2º LugarFinal
Foto: Jefinho vibra com o gol que marcou, o do título Mundial, sobre a Argentina, em 2014 (Márcio Rodrigues/CPB/MPIX)
Comunicação CBDV
Tadeu Casqueira
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.