Brasil encara a Alemanha nas quartas de final do Campeonato Mundial - SóEsporte
FutSal

Brasil encara a Alemanha nas quartas de final do Campeonato Mundial

Brasil faz sua melhor partida no Mundial, mas não consegue furar a barreira chinesa. Destino coloca mais uma vez em, 2014, a Alemanha no caminho da Seleção
Tóquio/Japão – Jogando com a vantagem do empate para confirmar a liderança do Grupo B, o Brasil bem que tentou e criou as melhores chances de gols, mas a retranca chinesa funcionou e as duas seleções não saíram do 0 a 0, em partida disputada nesta quinta-feira (20), em Tóquio, no Japão, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mundial de Futebol de 5 (para deficientes visuais). O adversário nas quartas de final será a Alemanha, que ficou em segundo no Grupo C. O jogo será realizado nesta sexta (21), às 06h30, horário de Brasília.
Além de Brasil e China, a Colômbia também garantiu vaga para a fase eliminatória. Os sul-americanos venceram a Turquia pelo placar mínimo e continuam na competição. Na próxima fase a decisão da vaga para a semifinal será com a Argentina.
O jogo
Com uma formação tática diferente dos dois primeiros jogos do campeonato, o Brasil encarou a China precisando apenas de um empate para confirmar o primeiro lugar do grupo. Os chineses por sua vez precisavam vencer para ultrapassar a seleção brasileira na tabela, mas ao contrário do que se esperava os vice-campeões paralímpicos de 2008 não quiseram se expor e jogaram grande parte do tempo segurando o empate, resultado que garantia os chineses na próxima fase.
De tanto recuar os chineses foram pressionados desde o início do jogo. Ricardinho, Jefinho e Gledson criaram as melhores chances para o Brasil. Primeiro com Gledson, que apareceu bem no ataque e obrigou o goleiro a fazer grande defesa. Depois com Ricardinho, quando o craque mandou a bola no travessão. Não demorou muito para o poste chinês balançar outra vez. Jefinho deu a sua típica arrancada pelo meio e carimbou a trave.
Na etapa complementar, os chineses não mudaram a postura e pouco saíram para o ataque. A preocupação defensiva deu certo, e o placar não foi alterado. Na próxima fase, a China fará o clássico continental contra o Japão, nesta sexta-feira, às 0hr (de Brasília). O vencedor desta partida joga contra Brasil ou Alemanha. Os outros dois confrontos são: Argentina x Colômbia, às 8h30, e Paraguai x Espanha/Coréia do Sul, às 2h (horário de Braslília).
Para o duelo contra a Alemanha, o técnico Fábio Vasconcelos acredita que o estilo de jogo dos europeus é bom para os brasileiros.
– Sem posse de bola eles marcam atrás. É uma equipe que ataca com dois, e eu gosto de pegar equipes que saem para o jogo, é o que fazem quando estão com a posse de bola – explicou o técnico.
Foto: Ricardinho se destacou com mais uma boa atuação (Marcio Rodrigues/MPIX/CPB)

A Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) empatou em 0x0 com a China na madrugada desta quinta-feira, 20, pela última e terceira rodada da fase de grupos do Mundial da modalidade, que está sendo realizado em Tóquio, Japão. Com o resultado, o Brasil garantiu o topo do Grupo B com sete pontos, dois a mais que os chineses, segundo colocados, com cinco.

Assim como na Copa do Mundo realizada no Brasil, os alemães vão cruzar o caminho brasileiro. Os adversários da Seleção na próxima fase, quartas de final, serão os germânicos, segundo colocados do Grupo C, atrás da Argentina. O confronto será nesta sexta-feira, 21, às 6h30 da manhã, horário de Brasília.

Ao contrário da Seleção de futebol convencional, a Alemanha não tem tradição no futebol de 5. “É uma equipe que ainda não tem tradição no mundo, mas acompanhei um jogo deles nesse Mundial e achei interessante o esquema tático. Eles marcam atrás, mas atacam com dois jogadores subindo, e eu acho isso bom para o futebol de 5. Quando eles estão com a posse de bola, atacam. Não gosto de retranca. Prefiro pegar equipe que vai para o jogo. Dessa maneira, os dois times têm mais chances de ganhar”, comentou o treinador Fábio Luiz Vasconcelos.

Na primeira fase, os alemães empataram os três jogos: contra a Coreia do Sul (0x0), a Argentina (0x0) e a Espanha (1×1). Quem garantir a vitória no confronto Brasil e Alemanha pega o vencedor de China e Japão nas semifinais. O Mundial de futebol de cegos vai até o dia 24.

O jogo: Brasil x China

O Brasil entrou em campo contra a China com a classificação garantida para as quartas de final, pois havia vencido seus dois primeiros jogos no Mundial – contra a Turquia (1×0) e contra a Colômbia (3×1). A partida valia o primeiro lugar do Grupo B e uma consequente vantagem no mata-mata. Para o Brasil, bastava empatar, enquanto isso, a China precisava da vitória para tomar a liderança da chave.Tradicionalmente adversários difíceis, os chineses fizeram jogo duro na defesa e, apesar da inspiração dos pivôs Ricardinho e Jefinho e de algumas bolas na trave, a Seleção não conseguiu marcar. O Brasil teve, também, um tiro livre à favor no fim do primeiro tempo, mas o zagueiro Cássio chutou a bola para fora.

“Sabíamos que seria um jogo difícil, mas nossa equipe se comportou bem e o primeiro objetivo foi alcançado, que era o primeiro lugar do grupo”, comentou o defensor Damião.

“Entramos no jogo pensando, primeiro, em não tomar gol. Mas, mesmo assim, não ficamos atrás. Tivemos boas chances, porém a bola não quis entrar. Nos portamos bem e nos defendemos bem, até porque a China é muito rápida. Foi um bom teste para as quartas de final”, avaliou o capitão Ricardinho.

A China, que também passou para as quartas de final, terá como adversário os donos da casa. A partida entre as duas equipes asiáticas será à meia-noite. De acordo com a regra da competição, os dois melhores de cada um dos três grupos e os dois melhores terceiros lugares avançariam às quartas do Mundial. 

A modalidade
O futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Apenas o arqueiro tem visão total e não usa venda. As partidas são em um campo pequeno (40mx20m), com barreiras ao longo das laterais, e possuem dois tempos de 25 minutos, com 10 de intervalo. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. Os jogos são realizados em locais sem eco e a torcida precisa ficar em total silencio. A comemoração do gol, no entanto, é livre. Três guias direcionam os atletas: o goleiro, o treinador e o chamador, que fica atrás do gol. Eles dizem onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. Os atletas também podem se comunicar um com o outro em quadra.

O Mundial
Quartas de final
21/11

Japão x China – 0h*
Paraguai x Espanha ou Coreia do Sul** – 2h*
Brasil x Alemanha – 6h30*
Argentina x Colômbia – 8h30*
*horário de Brasília
**Será realizada uma disputa de pênaltis entre as duas Seleções para saber quem enfrentará o Paraguai. Os dois times terminaram empatados em todos os critérios de desempate.

1ª fase
16/11

Japão 1 x 0 Paraguai (Grupo A)
França 0 x 0 Marrocos (Grupo A)

17/11
Brasil 1 x 0 Turquia (Grupo B)
China 1 x 0 Colômbia (Grupo B)
Coreia do Sul 0 x 0 Alemanha (Grupo C)
Espanha 0 x 1 Argentina (Grupo C) 

18/11
Paraguai 3 x 0 França (Grupo A)
Marrocos 0 x 0 Japão (Grupo A)
Colômbia 1 x 3 Brasil (Grupo B)
Alemanha 1 x 1 Espanha (Grupo C)

19/11
Marrocos 0 x 1 Paraguai (Grupo A)
Japão 1 x 1 França (Grupo A)
China 0 x 0 Turquia (Grupo B)
Coreia do Sul 1 x 2 Argentina (Grupo C) 

20/11
Brasil 0 x 0 China (Grupo B)
Turquia 0 x 1 Colômbia (Grupo B)
Espanha 0 x 0 Coreia do Sul (Grupo C)
Argentina 0 x 0 Alemanha (Grupo C)

Comunicação CBDV
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.