Brasil fica na quinta colocação na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno - SóEsporte
Atletismo

Brasil fica na quinta colocação na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

Yane Marques fica em 5 na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio

Final feminina do torneio teve emocionante disputa no evento combinado, que consagrou a francesa Elodie Clouvel a campeã na capital fluminense

Há exatamente uma semana, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno tinha, em sua primeira etapa, nos Estados Unidos, a Alemanha, a Inglaterra e a Bielorrússia como suas respectivas campeã (Lena Schoneborn), vice-campeã (Mhairi Spence) e medalhista de bronze (Anastasiya Prokopenko). Neste sábado, dia 17, em mais uma qualificação do torneio, desta vez no Rio de Janeiro, a situação foi bem diferente. Nenhum desses países voltou ao pódio e Yane Marques por pouco não colocou o Brasil entre os três primeiros na final feminina da competição no meio de 36 nomes de 18 países.

A pernambucana terminou a disputa no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), no Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), em Deodoro, na Zona Oeste da capital fluminense, no quinto lugar, somando 5.388 pontos – na etapa norte-americana, ficou em 10º. A pentatleta ficou atrás do quarto lugar, a egípcia Aya Medany, com apenas 12 pontos a menos – a africana somou 5.400 pontos.

No pódio, a francesa Elodie Clouvel se consagrou a campeã da etapa carioca da Copa do Mundo, ao conquistar 5.512 pontos (nos Estados Unidos foi a 33ª). A russa Ekaterina Khuraskina ficou com a prata pelos seus 5.428 pontos (20ª) e a australiana Chloe Esposito com 5.420 pontos e o bronze (5ª).

Como de costume, Yane teve seu melhor desempenho na natação, onde fez o quinto melhor tempo, ao nadar os 200 metros estilo livre em 2min13s00. Conquistou 1.204 pontos na piscina. O hipismo foi sua segunda melhor prova. Fez os saltos de obstáculo sobre o cavalo na 12ª melhor apresentação (1.168). Na esgrima, primeira disputa do dia, venceu 18 duelos, o 13º desempenho (856).

A brasileira chegou para fazer o evento combinado de tiro e corrida em terceiro lugar. Tinha as francesas Elodie Clouvel e Amelie Caze à sua frente e a egípcia Aya Medany e a alemã Eva Trautmann na sua cola. As futuras medalhistas de prata (Ekaterina Khuraskina) e bronze (Chloe Esposito) estavam, até então, na 16ª e 7ª colocação, respectivamente.

Yane manteve seu ritmo, sempre junto do primeiro pelotão da prova. No entanto, seu tempo final nas três séries de cinco acertos de tiro intercaladas com três mil metros de corrida foi o 10º da disputa (11min50s50). A francesa campeã não conseguiu um bom resultado no combinado. Ficou em 23º com o tempo de 12min01s50. Mas seu desempenho nas provas anteriores foi o suficiente para lhe garantir o ouro ao final do dia.

A russa conseguiu pular da 16ª colocação de antes para a segunda de depois, porque fez o melhor tempo no combinado (11min14s80). A australiana que ficou com o bronze correu e atirou na quarta melhor marca (11min33s10).

As atletas que venceram a etapa norte-americana da Copa do Mundo terminaram a disputa no Rio em 34º (Lena Schoneborn, atual campeã olímpica), 25º (Mhairi Spence) e 30º (Anastasiya Prokopenko), respectivamente.

Neste domingo, é a vez dos homens terem a sua final, encerrando a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro. Eles também serão 36, mas com um país a mais do que na grande decisão feminina (19). Itália, Coreia do Sul e Rússia são os que mais terão representantes, quatro, cada um.

A disputa de amanhã terá o bicampeão olímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008), o russo Andrei Moissev, o atual melhor do mundo, segundo ranking da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o também russo Alexander Lesun, dentre outros grandes destaques da modalidade.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.