A edição 2013 do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão começa, nesta segunda-feira (dia 9), na cidade paranaense de São José dos Pinhais. A partir das 14 horas de Brasília serão realizadas as primeiras quatro partidas no Centro de Esportes e Lazer Ney Braga: Santa Catarina x Rio Grande do Sul, Minas Gerais x Mato Grosso (16h), Espírito Santo x Paraíba (18h) e Distrito Federal x Paraná (20h30). Rio de Janeiro e São Paulo folgam na rodada. Os três últimos colocados disputam a 2ª Divisão em 2013. A entrada é franca.
Primeiro lugar na 2ª Divisão do Brasileiro em 2012, a seleção de Minas Gerais quer brigar para ficar entre os quatro primeiros da competição. Sob o comando do técnico André Machado, as mineiras apostam na experiência para alcançar o objetivo.
“Finalizamos neste sábado a fase de preparação, antes do embarque para o Paraná. Vamos contar com a experiência de algumas jogadoras destaques da equipe, como a armadora Fernanda, a ala Ketholin, além de duas pivôs que jogam em Osasco (SP), a Maria Olímpia e a Lorena, que estiveram no ano passado na conquista do título da 2ª Divisão. A Ketholin foi escolhida a MVP [melhor jogadora] no ano passado”, disse o técnico mineiro. “Como característica temos um time rápido, com defesa forte e ataque agressivo. Nosso objetivo é mostrar o bom basquete de Minas Gerais, representar bem o estado e ficar entre os quatro primeiros colocados”, completou.
A seleção do Distrito Federal participa pela primeira vez do Sub-15 da 1ª Divisão. No comando do jovem grupo estará Joaquins Duarte, experiente técnico que comanda as equipes Sub-15 e Sub-17 femininas da capital federal.
“Tivemos dois meses de preparação e conseguimos dar um padrão ao grupo. A filosofia do nosso time é de um grupo aguerrido, que marca bastante forte. A equipe é jovem, com média de idade de 14 anos, e tem como objetivo ganhar experiência. Assim como aconteceu com a Sub-17, que também fomos com um grupo mais jovem, queremos nos manter na 1ª Divisão como investimento para as próximas competições. Trabalhamos com o mesmo padrão e filosofia em todas as nossas equipes e isso tem dado resultado”, analisou Joaquins.
Medalha de bronze na 2ª Divisão em 2012, a equipe do Rio Grande do Sul comandada por Celso Gomes Silva quer dar o máximo para permanecer no grupo de elite.
“Estamos finalizando neste sábado a nossa preparação com a maioria das meninas vindas de competições estaduais e regionais, o que significa que estão com bastante ritmo de jogo. Vamos com um time jovem, com idade entre 14 e 13 anos, mas experiente, pois oito meninas estiveram na conquista do bronze no ano passado. O grupo possui uma estatura baixa, mas pretendemos superar esse aspecto com velocidade e um jogo de transição bastante ágil. Estou bastante motivado com o resultado do que preparamos até agora”, avaliou o técnico gaúcho.
Sob o comando do treinador Gilmar da Silva, a seleção do Espírito Santo quer surpreender no Brasileiro e brigar por uma boa classificação.
“Queremos ser a surpresa agradável da competição. Demos uma intensificada na preparação nesses últimos dias e vamos tentar surpreender nossos adversários. Temos como característica uma defesa forte, com saída e contra-ataques rápidos. Contaremos também com a experiência de três jogadoras que estiveram na competição Sub-15 em 2012 e na Sub-17 em 2013, a ala Samuely e as alas-armadoras Gabriela e Ana Luisa. A Samuely e a Gabriela possuem uma ótima visão de jogo e defesa, enquanto a Ana Luisa joga bem internamente e tem boa marcação”, contou o técnico capixaba.
A competição contará também com a presença da técnica Anne Amália Sabatini, assistente técnica da Seleção Brasileira Sub-16 Feminina e técnica da Sub-15 feminina do Unimed Americana (SP). Como técnica observadora da CBB no Campeonato Brasileiro, Anne irá acompanhar o desempenho das atletas e trocar informações com os técnicos das seleções estaduais durante a competição.
Durante os sete dias do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão será disponibilizado para as equipes serviço médico especializado e transporte. A segurança ficará a cargo da Polícia Militar do Estado do Paraná e da Guarda Municipal de São José dos Pinhais. O Congresso Técnico acontece na segunda-feira (9), às 9h de Brasília, no Bristol Portal do Iguaçu Hotel (Rua Velcy Bolívar Grandó, 645 – Bairro Uberaba), mesmo local em que as delegações estarão hospedadas.
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Paranaense de Basketball, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.
Grupos
“A”: Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
“B”: Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro
Tabela do Brasileiro
1ª Rodada – Dia 9 de dezembro (segunda-feira)
Santa Catarina x Rio Grande do Sul (14h), Minas Gerais x Mato Grosso (16h), Espírito Santo x Paraíba (18h) e Distrito Federal x Paraná (20h30).
2ª Rodada – Dia 10 de dezembro (terça-feira)
Rio Grande do Sul x São Paulo (14h), Santa Catarina x Mato Grosso (16h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (18h) e Paraná x Espírito Santo (20h).
3ª Rodada – Dia 11 de dezembro (quarta-feira)
Mato Grosso x Rio Grande do Sul (14h), São Paulo x Minas Gerais (16h), Espírito Santo x Distrito Federal (18h) e Paraíba x Rio de Janeiro (20h).
4ª Rodada – Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Mato Grosso x São Paulo (14h), Minas Gerais x Santa Catarina (16h), Rio de Janeiro x Espírito Santo (18h) e Paraíba x Paraná (20h).
5ª Rodada – Dia 13 de dezembro (sexta-feira)
Rio Grande do Sul x Minas Gerais (14h), São Paulo x Santa Catarina (16h), Distrito Federal x Paraíba (18h) e Paraná x Rio de Janeiro (20h).
6ª Rodada – Dia 14 de dezembro (sábado)
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)
Rodada Final – Dia 15 de dezembro (Domingo)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.
