FutSal

Campeões! Brasil vence a Argentina e conquista o bi da Copa Tango

Todos os jogadores e membros da comissão técnica do Brasil posam com as medalhas de ouro ao redor do pescoço. O troféu está no chão, posicionado à frente dos goleiros Luan e Matheus Costa. Foto: Florina Rosescu/ Divulgação.

Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou nesta sexta-feira (8) o bicampeonato da Copa Tango, torneio disputado em Buenos Aires, ao derrotar a Argentina por 1 a 0, gol do ala Maicon. Este mesmo troféu já havia sido erguido pelos brasileiros em 2019. Mesmo sem os principais nomes da equipe, como Nonato, Jefinho e Ricardinho, poupados pelo técnico Fábio Vasconcelos para esta edição, o Brasil mostrou quem manda na modalidade e, diante do seu maior rival, impôs a 30ª derrota em 56 duelos. Foi também a 24ª decisão pelo ouro entre os dois países, com ampla vantagem verde e amarela, que agora ostenta 21 títulos e somente três vices ao longo da história.

“O jogo foi intenso, típico de um clássico. Brasil e Argentina sempre fazem grandes duelos. Eu me sinto feliz pelo gol e por ter ajudado a Seleção a ganhar mais um título. São nesses jogos que vamos crescendo e buscando intensidade. Volto para casa com a sensação de dever cumprido”, disse Maicon.


A final foi dominada pelos brasileiros do início ao fim. O quinteto titular, formado pelo goleiro Matheus Costa e pelos alas Maicon, Tiago Paraná, Gledson e Jardiel, não deu chances aos donos da casa, que iniciaram a partida com Guido Consoni; Angel Deldo, Coki Padilla, Daniel Iturria e Maxi Espinillo. O primeiro tempo se mostrou mais truncado, sem chances claras de gol para nenhum lado, mas tendo sempre o time da camisa amarela propondo as ações. Na etapa final, o gol do título veio em arrancada de Maicon pela esquerda da quadra. Após fintar Padilla, ele chutou forte, alto, no canto esquerdo do goleiro.

Mais cedo, na disputa pelo bronze, a Inglaterra ganhou nos pênaltis da Argentina Sub-23 por 2 a 1, após empate sem gols no tempo normal.

Confira todos os resultados da competição:
Terça (5)
Argentina 2 x 0 Argentina Sub-23
Inglaterra 0 x 0 BRASIL

Quarta (6)
Inglaterra 1 x 1 Argentina Sub-23
Argentina 0 x 1 BRASIL

Quinta (7)
Argentina 3 x 1 Inglaterra
Argentina Sub-23 1 x 1 BRASIL

Sexta (8)
Bronze: Argentina Sub-23 0 (1) x (2) 0 Inglaterra
Ouro: Argentina 0 x 1 BRASIL

WhatsApp Image 2022-04-08 at 18.36.40.jpeg
Foto mostra os times reunidos em campo para a cerimônia de premiação, com a mesa contendo medalhas e troféu ao centro.
À direita da imagem, aparecem o presidente da CBDV, José Antônio Freire, e o secretário geral, Helder Maciel.
Foto: Florina Rosescu/ Divulgação.

Esta foi a quarta edição da Copa Tango, que tem agora o seguinte histórico:
1ª Edição – agosto de 2018
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Japão

2ª Edição – junho de 2019
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina A
Quarto: Inglaterra

3ª Edição – novembro de 2019
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina Sub-21
Quarto: Peru

4ª Edição – abril de 2022
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina
Terceiro: Inglaterra
Quarta: Argentina Sub-23


O próximo compromisso da Seleção Brasileira de futebol de cegos está marcado para julho, quando haverá o Desafio das Américas, em São Paulo. No fim de agosto, será a vez do Grand Prix de Paris. E fechando o calendário da temporada, em outubro, acontece a Copa América, em Córdoba, na Argentina. 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.