
O técnico Guilherme Vos definiu a lista das 12 jogadoras que vão defender a Seleção Brasileira Sub-19 no Campeonato Mundial da categoria
O técnico Guilherme Vos definiu a lista das 12 jogadoras que vão defender a Seleção Brasileira Sub-19 no Campeonato Mundial da categoria, em Chekhov, na Rússia, entre os dias 18 a 26 de julho. A equipe nacional será formada por Larissa Carneiro, Lays da Silva e Tayná dos Reis (armadoras); Kananda Benedicto, Mariane Carvalho, Thayna Silva e Vitória Marcelino (alas); Aline de Moura e Gabriela Guimarães (alas-pivôs); Bianca Araújo, Jennifer Calixto e Monique Pereira (pivôs).
“Usamos como critério o tempo de trabalho dos últimos dois anos na Copa América Sub-18 (Estados Unidos/2014) e no Sul-Americano Sub-17 (Equador/2013). Fizemos uma avaliação sem utilizar as atletas da seleção direta pela coincidência das datas e assim abrir um leque maior na categoria. Conseguimos unir as atletas que mais se destacaram nessas últimas temporadas, além de outras que estiveram na disputa do Campeonato Mundial Sub-17 da República Tcheca, no último ano”, analisou o treinador. “Todas essas jogadoras tiveram passagem pela Seleção Brasileira e quase todas já disputaram Campeonatos Mundiais. Com o tempo de trabalho que tivemos, optamos por apostar nessa experiência e vivência em jogos e competições internacionais, além do bom momento de basquete que vivem”, completou.
O Brasil está no Grupo “D” do Campeonato Mundial e faz sua estreia no dia 18 de julho contra a Coréia do Sul. Na sequência, o Brasil irá enfrentar a Austrália (19). No dia 20 de julho todas as equipes estarão de folga. A equipe de Guilherme Vós encerra sua participação na primeira fase contra a Sérvia (21).
Concentradas na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (Av. Monsenhor Mancine, 755), no interior de Minas Gerais, a equipe permanecerá treinando até o próximo sábado (11), data do embarque rumo à Rússia. No local da competição, entre os dias 12 e 17 de julho, as brasileiras terão uma série de amistosos e treinamentos.
Forma de Disputa
Na primeira fase as seleções se enfrentam nos seus respectivos grupos e todas se classificam para a segunda fase em cruzamento olímpico (1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 3º A x 2º B, 4º A x 1º B, 1º C x 4º D, 2º C x 3º D, 3º C x 2º D e 4º C x 1º D). Os oito vencedores disputam as quartas de final. Os ganhadores seguem para as semifinais e depois para a final. As Seleções que forem derrotadas seguem na competição disputando partidas do 9º ao 16º lugares.
Seleção Brasileira Sub-19 Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
4. Mariane Roberta de Carvalho – Ala – 18 anos – 1,80m – ADC Bradesco (SP) – SP
5. Tayna Fernanda dos Reis – Armadora – 19 anos – 1,70m – Centro de Excelência/FEDESP/Barretos (SP) – SP
6. Thayna Silva – Ala – 19 anos – 1,80m – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ
7. Aline Cristina Cezario de Moura – Ala/pivô – 18 anos – 1,82m – Divino/Jundiaí (SP) – SP
8. Kananda Ribeiro Benedicto – Ala – 19 anos – 1,78m – Divino/Jundiaí (SP) – SP
9. Larissa Jerônimo Carneiro – Armadora – 18 anos – 1,64m – ADC Bradesco (SP) – SP
10. Jennifer Nonato Calixto – Pivô – 17 anos – 1,85m – Centro de Excelência/FEDESP/Barretos (SP) – SP
11. Lays da Silva – Armadora – 16 anos – 1,66m – ADC São Bernardo (SP) – SP
12. Vitória Maria Domingos Marcelino – Ala – 19 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP) – SP
13. Gabriela Guimarães de Paula – Ala/pivô – 19 anos – 1,81m – Divino/Jundiaí (SP) – SP
14. Bianca Araújo da Silva – Pivô – 19 anos – 1,90m – Basketball Santo André (SP) – SP
15. Monique Teresa Soares Pereira – Pivô – 18 anos – 1,84m – SESI/SP Guarulhos (SP) – SP
Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Guilherme Vos
Assistentes Técnicos: Bruno Guidorizzi e Adriano Lucena
Preparador Físico: Marcos Vinicius Strapasson
Médico: Rafael Figueiredo Jorge
Fisioterapeuta: Miriam Leonardo da Costa de Faria
Mundial Sub-19 Feminino – Brasil na 1ª fase
Sábado (18 de julho)
07h00 – Coreia x Brasil
Domingo (19 de julho)
07h30 – Brasil x Austrália
Terça-feira (21 de julho)
09h45 – Sérvia x Brasil
OBS: Horário de Brasília
Confira a tabela completa da 1ª fase Clique aqui.
Na Correia do Sul
A Seleção Brasileira Masculina venceu a Turquia por 61 a 59 (28 a 22 no primeiro tempo), pela quarta e penúltima rodada da fase de classificação da Universiade de Gwangju, na Coreia do Sul. Os cestinhas da partida desta quarta-feira (dia 8) foram os alas Guilherme Deodato e Lucas Dias, do Brasil, e o turco Omer Sancakli, todos com 13 pontos.
“Contra a Turquia fizemos um bom primeiro quarto e abrimos uma vantagem de 11 pontos (21 a 10). A partir do segundo período não conseguimos manter o mesmo ritmo, mas soubemos controlar a partida contra um adversário que vinha fazendo uma boa campanha na competição. Foi uma vitória importante que aumenta o moral do grupo”, disse o técnico Gustavo De Conti,
Com o resultado, o Brasil soma sete pontos (três vitórias e uma derrota) no grupo “D”, que tem a liderança invicta dos Estados Unidos, com oito pontos (quatro vitórias). Os brasileiros voltam à quadra, nesta quinta-feira (9), às 6h de Brasília, para enfrentar a Sérvia, que também soma sete pontos. O ganhador do confronto garante a vaga nas quartas de final.
“A equipe está melhorando a cada jogo e continuamos na briga por uma vaga na próxima fase. Estamos confiantes numa vitória sobre a Sérvia num grupo é o mais forte dos quatro na competição”, completou Gustavo.
Já a Seleção Feminina comandada pelo técnico Roberto Dornellas enfrenta nesta quarta-feira (8), às 22h de Brasília, o México na disputa do 9º ao 16º lugares. Nas três primeiras rodadas da primeira fase na chave “D”, as brasileiras perderam para Taipé (86 a 81) e Austrália (85 a 40) e ganharam de Uganda (93 a 59).
