CBDU promove reunião com presidentes estaduais nos JUBs Joinville - SóEsporte
Aquáticos

CBDU promove reunião com presidentes estaduais nos JUBs Joinville

Por Alexandre Santos

Na reta final dos Jogos Universitários Brasileiros de 2023, a CBDU promoveu um encontro com os presidentes das Federações Universitárias Estaduais, as FUEs. Em pauta, a realização dos JUBs em Joinville e o planejamento do calendário desportivo universitário para o próximo ano.

Além dos representantes dos 27 estados do país, estiveram presentes membros do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária, a STJDU. Atuante de maneira presencial, o órgão aproveitou a oportunidade para falar das ações que estão sendo desenvolvidas nos últimos meses.

Antes de discutir as competições previstas para 2024, foram levantados pontos acerca do desenvolvimento do IBDU (Instituto Brasileiro de Desporto Universitário), que tem como objetivo a elaboração de programas e estratégias educacionais voltadas à comunidade do esporte universitário.

“A reunião é fundamental para avaliar tudo o que aconteceu durante essa edição dos JUBs. Fazemos alguns ajustes que ainda são possíveis e acolhemos as sugestões para os próximos anos. É sempre numa perspectiva de atender melhor os participantes dos Jogos Universitários”, explicou Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Foto: Saulo Cruz / CBDU

Entre as novidades previstas para o calendário da próxima temporada, está o projeto da Liga de Basquete Universitário – a LBU. Foi aprovada a realização da competição que deve durar entre três e quatro meses, envolvendo as melhores equipes dos JUBs.

“Talvez seja a principal novidade do calendário de 2024 da CBDU. Trata-se de uma Liga de alto rendimento do esporte universitário, que iremos realizar em parceria com a NSports”, ressaltou Luciano.

Por fim, foram destrinchados pontos do Programa de Desenvolvimento de Federações (PDF), sendo abordada a necessidade da especialização em gestão por parte dos profissionais que compõem o esporte universitário brasileiro.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.