Jogos da 35ª rodada irão divulgar a campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata, criada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida.
Assessoria CBF
Novembro Azul
Creéditos: Divulgação
A CBF uniu forças à Campanha Novembro Azul para conscientizar o público a respeito da importância de realizar exames periódicos a fim de prevenir e tratar previamente o câncer de próstata. A iniciativa foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, uma organização da sociedade civil brasileira, e lançada em 2011 com o objetivo de difundir informações essenciais sobre a doença.
Com o objetivo de ampliar o alcance da campanha, será transmitido nos leds de campo de todos os jogos da 35ª rodada do Brasileirão Betano a mensagem: “a cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata. Cuide da sua saúde”.
Inspirados pelo Outubro Rosa, um movimento internacional que mobiliza a sociedade contra o câncer de mama, o Instituto Lado a Lado pela Vida decidiu criar uma iniciativa voltada também para a saúde do homem.
De acordo com Marlene Oliveira, fundadora e presidente do LAL, o objetivo da campanha deste ano é incentivar o autocuidado para que os homens fiquem atentos aos fatores de risco.
“O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, tem grande chance de cura. O que não pode acontecer é, por preconceito, não buscar ajuda médica, deixar de se cuidar”, enfatiza Marlene.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre homens no Brasil e a segunda maior causa de morte por câncer nessa população. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por ano, ocorrem cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata, com aproximadamente 16 mil mortes pela doença. O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, tem 90% de chances de cura.
A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno permanecem como desafios significativos para o sistema público de saúde. Ao longo de seus 13 anos, o Novembro Azul tem promovido a conscientização sobre esses temas, ampliando o debate para outras questões de saúde masculina e incentivando o autocuidado e o acompanhamento médico regular.
Créditos: Nelson Térme / CBF
‘Saúde do Homem, Cada Passo Conta’
Para a campanha de 2024, o mote “Saúde do Homem, Cada Passo Conta” foi criado para lembrar que a jornada pela saúde é um caminho que exige passos de coragem e compromisso ao longo da vida. Na identidade visual, o labirinto é o símbolo central, sendo um caminho que muitos não enxergam a saída – enfrentando as dúvidas, os desafios e, muitas vezes, o pesado estigma que impede vários homens de buscar ajuda médica ou cuidar da própria saúde.
A metáfora dos passos ganha ainda mais força ao se conectar com o universo do futebol, uma paixão nacional. Assim como em um jogo, cada movimento dentro do campo é planejado e pode determinar o resultado final, e os homens são incentivados a encarar sua saúde como uma partida decisiva. Cada consulta médica, cada exame preventivo e cada hábito saudável adotado se tornam “passes” que constroem uma estratégia vencedora para uma vida longa e saudável.
Com o apoio da CBF, a campanha Novembro Azul do Instituto Lado a Lado Pela Vida amplia seu alcance ao associar a jornada de saúde do homem ao esforço e dedicação dos atletas, que precisam de preparo, disciplina e atenção constante ao bem-estar físico e mental para dar o melhor de si. A mensagem reforça que, assim como no futebol, o trabalho em equipe é essencial: os homens precisam se unir a médicos, familiares e amigos para enfrentar os desafios do cuidado com a saúde.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é disseminar conhecimento, sensibilizar e engajar a sociedade, gestores e profissionais da saúde e atuar como agente influenciador nas políticas públicas sobre as doenças crônicas como o câncer, as doenças cardiovasculares e a saúde do homem. Contribuir para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, representando em todas as esferas o paciente em sua jornada. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro; Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem e Eu e Você contra o Câncer. A organização é a única representante na América Latina no Comitê de Advocacy da World Heart Federation.