Pela primeira vez na história, entidade designa duas advogadas para ocupar a principal instância da Justiça Desportiva
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, indicou duas advogadas para integrar o pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Mariana Barros Barreiras e Antonieta da Silva Pinto serão nomeadas pela entidade para atuar na principal instância da Justiça Desportiva do país. É a primeira vez que a CBF designa mulheres para o tribunal.
“As duas advogadas são brilhantes profissionais, com sólida formação, além de terem muita competência e uma bela trajetória. A Justiça Desportiva ficará ainda mais forte com a Doutora Mariana e a Doutora Antonieta. A nomeação das duas auditoras também faz parte da iniciativa da CBF de dar cada vez mais protagonismo às mulheres no futebol”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“Queremos mulheres jogando futebol, mas também atuando em todos os setores, na arbitragem, na medicina, atuando como executivas e agora na Justiça Desportiva”, acrescentou.
O Pleno do STJD é formado por nove integrantes. Além das duas indicações da CBF, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os clubes e a Comissão de Atletas têm direito a nomear dois representantes cada. Já a entidade que representa os árbitros tem direito a um assento no Tribunal Esportivo.
Conheça os indicados pela CBF para o STJD:
Mariana Barros Barreiras é graduada e mestre em Direito Penal e Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Processo Legislativo e Direito Parlamentar. Ela é consultora legislativa da Câmara dos Deputados, diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – CEFOR da Câmara dos Deputados. Mariana atua também como professora e é autora de obras jurídicas.
Antonieta da Silva Pinto é graduada em Direito pelo Centro Universitário CESMAC (Maceió-AL), e pós-graduada em Direito Eleitoral pela Escola Superior de Advocacia (Recife-PE). Foi Diretora Jurídica da Assembleia Legislativa de Alagoas e é secretária parlamentar da Câmara dos Deputados.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol se prepara para receber a nova composição que irá conduzir os trabalhos na gestão 2024/2028. Nesta quinta, 11 de julho, a partir das 10h30, os indicados pela OAB, árbitros, clubes, atletas e CBF tomarão posse no novo Pleno, instância máxima do futebol brasileiro. A cerimônia será realizada no plenário principal do tribunal e terá transmissão ao vivo no site do STJD.
Nova composição do Pleno toma posse nesta quinta
Sérgio Henrique Furtado Coelho Filho (OAB)
Marco Aurélio de lima Choy (OAB)
Rodrigo Aiache Cordeiro (Abrafut)
Luís Otávio Veríssimo Teixeira (FENAPAF)
Maxwell Borges de Moura Vieira (FENAPAF)
Marcelo Augusto F. Bellizze (Clubes)
Luís Felipe Bulus Alves Ferreira (Clubes)
Mariana Barros Barreiras (CBF)
Antonieta da Silva Pinto (CBF)