Aquáticos

Cerimônia no Ninho do Pássaro marca abertura dos Jogos de Inverno de Pequim

Cerimônia no Ninho do Pássaro marca abertura dos Jogos de Inverno de Pequim

A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 foi realizada nesta sexta (4) no Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro, que também foi palco da Olimpíada de 2008, também disputada na capital chinesa. Ao todo, mais de 3 mil atletas competirão em 15 modalidades.

A cerimônia inspirou-se nas festividades do tradicional Ano-Novo Lunar, no qual os chineses comemoram a mudança de ciclo em uma data diferente do calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo. O ano novo começou no dia 1 de fevereiro, porém as comemorações duram semanas e são parte de uma das tradições mais antigas do país. O calendário chinês entrou no ano 4720, ano do Tigre segundo o horóscopo tradicional local, figura bastante evocada na abertura.

Apesar de não ser tradição em competições de inverno, o Brasil estará representado na disputa. A delegação brasileira foi a 16ª a desfilar no Ninho do Pássaro. Neste ano, o Brasil levou 11 atletas para o outro lado do mundo. Em comparação com os mais de 300 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio, no ano passado, o número pode parecer pequeno, mas ele representa um aumento em relação a outras edições de inverno. Em Pequim, atletas brasileiros competirão em cinco modalidades: os esquis cross country, alpino e estilo livre moguls, o bobsled e o skeleton.

Por Franco Neto

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.