Conheça o projeto da Argentina no RS que quer formar jogadores no Brasil
A Associação de Futebol Argentino (AFA) desembarca em Porto Alegre para difundir um projeto de lapidação de garotos. A entidade, amparada no sucesso de atual campeã do mundo, firmou uma parceria com o Soledade Futebol Clube com o objetivo de receber até 1000 promessas.
As conversas entre as partes iniciaram em março. Gustavo Grossi, ex-diretor da base do Inter e atual diretor esportivo da AFA Internacional, aproveitou o conhecimento do Rio Grande e Brasil para capitanear as tratativas e abrir a academia em solo gaúcho. A proximidade das culturas foi um trunfo para ser escolhida como um dos locais.
O acordo foi celebrado há alguns meses e terá o lançamento em 18 de novembro na sede do Soledade, na zona norte da capital. A casa da AFA em Porto Alegre será a sexta desta empreitada. Já há operações em Miami (EUA), Madri e Barcelona (Espanha), Tanger (Marrocos) e Medelín (Colômbia).
– A AFA busca expandir a metodologia. É a atual campeã mundial. Hoje ela se vê com uma base sólida para desenvolver projetos abrangentes ao redor do mundo e ajudar o futebol – valoriza o presidente do Soledade, Francisco Lodi.
As atividades iniciam em 17 de fevereiro. Este período que antecede serve para realizar melhorias para receber os jovens, como estrutura para eventos, departamento de fisioterapia, scout. Inclusive, há a construção de um estádio.
– O clube espera entregar o estádio até o fim do primeiro semestre de 2025. O CT já conta com quatro campos de futebol 7, um deles coberto. Agregaremos um campo de 11 sintético – informa o dirigente.
O projeto pretende acolher 350 atletas no primeiro semestre de 2025 e atingir até 800 até o fim do ano. Em 2026, a expectativa é receber até 1000 garotos.
– A temporada de 2025 inicia com atletas de cinco a 15 anos. Em 2026 esperamos até a 17 e, a partir de 2027 estar com todas as categorias, do sub-5 ao sub-20 – completa Lodi.
O Soledade contará com profissionais brasileiros e argentinos para executar o projeto e ajudar o projeto de expansão da marca. Alguns destes com passagens por clubes de primeira e segunda divisão no Brasil.