Heroína de vitória da Colômbia é fã de Cano e tem escolinha de futebol feminino
O domingo entrou para a história do futebol da Colômbia. A seleção feminina do país, em partida emocionante, venceu a Alemanha pelo placar de 2 a 1 e obteve o maior resultado dentro de uma Copa do Mundo de Futebol Feminino. A grande heroína da noite em Sydney foi Manuela Vanegas, uma referência do país com apenas 22 anos.
Vanegas começou a carreira como jogadora de futsal, chegando a defender as cores do país dentro das quadras.
Hoje, aos 22 anos, tem escolinha de futebol em seu nome na Colômbia e usa as redes sociais para compartilhar momentos com ídolos, como o atual goleador do Fluminense Germán Cano.
A camisa 2 entrou para a história do futebol colombiano ao acertar cabeçada aos 51 minutos do segundo tempo e assegurou a histórica vitória que coloca a Colômbia na liderança do Grupo H, chave do Brasil. O lance transformou Sydney em Bogotá e causou uma das maiores surpresas do Mundial até aqui.
– A torcida, que nos apoiou os 90 minutos, é impressionante. É pra Colômbia, toda a família e pessoas que fizeram parte da minha formação. Acreditei muito na partida e que poderia fazer o gol – declarou na saída do campo.
– Tenho essa potência no jogo aérea e treino bastante. Sempre acredito que posso fazer o gol. Dar o presente para todo esse grupo é muito valioso – acrescentou.
O gol da vitória sobre as alemãs consagrou uma referência da nova geração do futebol colombiano, considerada uma das melhores da história do país.
Mesmo jovem, a defensora é enxergada e se comporta como referência da modalidade, buscando ser exemplo para meninas seguirem o caminho semelhante.
Vanegas expõe o próprio nome em uma escolinha de futebol que busca novos talentos na Colômbia. No ano passado, por exemplo, a defensora promoveu uma “peneira” com jovens de 10 a 18 anos para descobrir potenciais novas jogadoras no país sul-americano.
Promissora geração colombiana
Ao lado de Linda Caicedo, Vanegas conquistou espaço e se consolidou no futebol europeu. Há três anos, a defensora atua na Espanha, defendendo primeiro o Espanyol e desde 2021 representa a Real Sociedad.
Vanegas chamou a atenção da Espanha pela carreira em ascensão no próprio futebol colombiano. Do futsal, a defensora migrou para o campo ainda nas divisões de base e rapidamente chegou ao topo do continente.
Em 2017, a jogadora virou titular indiscutível do Envigado, aparecendo rapidamente como destaque do futebol colombiano.
No ano seguinte, apesar de atrapalhada por uma lesão, conquistou a Libertadores pelo Atlético Huila. É o único troféu continental do país no feminino.
O título continental chamou a atenção do Independiente Medellín, clube que catapultou Vanegas para o futebol europeu e abriu caminho para a defensora conhecer alguns ídolos.
De Cano a Marcelo
Nas redes sociais, Vanegas compartilhou foto com Germán Cano, quando o argentino do Fluminense ainda atuava pelo Independiente Medellín.
Outro nome importante do Flu a ter a admiração da jogadora é Marcelo, destacado pela colombiana na comemoração pela 12ª Champions League conquistada pelo Real Madrid, ainda no ano de 2017.
Hoje é Vanegas quem ganha as manchetes com um lance histórico registrado em Copa do Mundo. A defensora colombiana coloca a seleção do país a um empate da vaga e da liderança do Grupo H nas oitavas de final.
A Colômbia pode aparecer no caminho do Brasil, que perdeu para a França e vai brigar diretamente com a Jamaica por uma vaga no mata-mata.
