Atletismo

Escolha os melhores esportes e atividades físicas para praticar no verão

As altas temperaturas chegaram para mexer com a rotina de muita gente, principalmente, com aqueles que adoram movimento. Para manter ou chegar ao condicionamento físico ideal é preciso driblar a fadiga provocada pelo calor e aproveitar a temporada das atividades ao ar livre. As opções são muitas e pra todos os gostos. “Com um pouco de programação e o esporte certo, ainda dá pra entrar em forma e curtir o verão”, afirma Marcos Soares, personal trainer consultor da Netfarma.
esportes de verao
Na Praia – Quem vai viajar ou já vive em cidades litorâneas pode se exercitar na praia e aliar diversão à queima de calorias. Jogar uma hora de frescobol, por exemplo, pode queimar cerca de 800 calorias. “É um exercício cardiovascular que exige força nas articulações e trabalha pernas, braços, ombros e tronco”, completa Soares. Apenas 60 minutos de surf podem eliminar aproximadamente 600 calorias, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o equilíbrio e a resistência. O vôlei de praia e o futebol também são boas alternativas e desenvolvem os reflexos, a concentração, a flexibilidade, a coordenação motora e a força. “O importante é não ficar parado, seja fazendo uma simples caminhada na areia ou uma atividade diferente dentro d’água, como o stand up paddle ou o próprio nado”, diz o especialista.
Na Água – Para fugir do calor, vale ainda recorrer a esportes e exercícios aquáticos em clubes e academias. Além de ser refrescante, a atividade física na água é uma excelente opção para quem tem problemas nas articulações, já que o impacto é bem menor. Das tradicionais natação e hidroginástica, às novas modalidades oferecidas em alguns estabelecimentos, como o aquarunning (caminhada e corrida na água), o hidrospinning (os alunos pedalam uma bicicleta especial dentro da piscina) e o hidroboxing (lembra o aeroboxe, o aluno exercita socos, chutes e deslocamentos), a escolha é sempre garantia de diversão e traz muitos benefícios para a saúde.
No Parques – Áreas verdes e arejadas como parques e praças também despontam como boas alternativas para a prática de exercícios nos dias quentes. As atividades mais comuns são o cooper, a caminhada e o ciclismo, mas, alguns lugares possuem quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de  ginástica e pistas de skate e patins que abrem portas pra vários tipos de esportistas. Se você tem uma “pegada mais zen”, pode procurar também grupos de yoga ou tai chi chuan, e se curte  artes marciais ou capoeira, há ainda equipes que aproveitam a sombra das árvores para treinar.
Tayce Bandeira/ Caroll Almeida/ Cecilia Loreto Mack
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.