F1: Mercedes anuncia Kimi Antonelli como substituto de Lewis Hamilton
Quase oito meses após o anúncio da saída de Lewis Hamilton para a Ferrari, a Mercedes oficializou a escolha pelo substituto do heptacampeão mundial. Kimi Antonelli, que completou 18 anos no dia 25 de agosto, será o companheiro de George Russell na próxima temporada da Fórmula 1. O jovem piloto italiano corre pela Prema na F2 e disputou o TL1 do GP da Itália pela Mercedes.
Apesar da pouca idade, Antonelli é a aposta para o futuro da Mercedes, que chegou a dar no último ano um contrato mais curto para Hamilton visando a promoção do adolescente italiano.
Com a decisão do heptacampeão de ir para a Ferrari em 2025, a equipe começou a preparar o jovem com uma série de testes com carros antigos da octacampeã de construtores.
- Nossa nova dupla é perfeita para abrir o próximo capítulo de nossa história. É também uma prova da força de nosso programa para pilotos juniores e de nossa crença em talentos criados internamente. Kimi tem demonstrado consistentemente o talento e a velocidade necessários para competir em alto nível no nosso esporte. Sabemos que será mais um grande passo, mas ele nos impressionou em seus testes de F1 e nós o apoiaremos em cada passo do processo de aprendizado – celebrou o chefe Toto Wolff.
O adolescente fez nesta sexta-feira do GP da Itália sua estreia com o atual carro da F1, guiando o W15 da Mercedes no primeiro treino livre. Porém, apenas 11 minutos com o veículo porque bateu após marcar uma das melhores voltas na sessão, quando se encaminhava para outra volta rápida. A colisão, cujo impacto sobre ele foi de 45G, não afetou a decisão da Mercedes.
Na F2, disputando sua primeira temporada neste ano, Kimi conquistou a sprint da Inglaterra e a vitória na etapa da Hungria em sequência. Além disso, faz testes constantes nos carros de Fórmula 1 da Mercedes. Após Carlos Sainz, também cotado para a vaga, fechar com a Williams, Kimi ficou ainda mais perto da gigante alemã.
Em maio, a Federação Internacional de Automobilismo recebeu um pedido de superlicença para o pupilo da Mercedes. Quem fez o pedido, porém, foi a Williams, que já recebeu pilotos da equipe alemã, como George Russell. No mês seguinte, a FIA mudou regra e permitiu que menores de 18 anos pudessem correr na F1.
Antonelli já acumula mais que os 40 pontos exigidos por meio de seus títulos na Fórmula 4 italiana e alemã, além da Fórmula Regional Europeia (FRECA) e a Fórmula Regional do Oriente Médio. Por isso, também chegou a ser cotado para substituir ainda em 2024 Logan Sargeant na Williams pelos resultados insatisfatórios do americano.
Ao completar 18 anos em 25 de agosto, Kimi ficou ainda mais próximo de garantir uma vaga na próxima temporada da Fórmula 1. Antonelli não será o único novato na F1 2025. Além dele, Oliver Bearman e Jack Doohan, outros egressos da F2, também estarão no grid por Haas e Alpine, respectivamente.