FAF garante a homologação dos resultados da final do Amapazão 2023 - SóEsporte
Futebol

FAF garante a homologação dos resultados da final do Amapazão 2023

FAF garante a homologação dos resultados da final do Amapazão 2023

A diretoria jurídica da Federação Amapaense de Futebol (FAF) divulgou nesta segunda-feira (31) nova decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD/AP) que garante a homologação dos resultados dos jogos da final no Campeonato Amapaense 2023 – o Amapazão. O Mandado de Garantia nº 9664/2023 derruba a liminar anterior que suspendia a homologação dos resultados e impedia a entrega da premiação ao vencedor da disputa na grande final, que será realizada na próxima quinta-feira (3).
“Ante o exposto, por força do art. 93 do CBJD, defiro o pedido liminar, suspendendo os efeitos da decisão monocrática proferida nos autos do processo nº 9260/2023 para autorizar a Federação Amapaense de Futebol a homologar os resultados das partidas da final do Campeonato Amapaense de Futebol Profissional 2023, podendo proceder a entrega de troféus, medalhas e premiação ao campeão e vice”, diz a decisão assinada pelo presidente do TJD/AP, Arthur Lobo.
Posicionamento FAF
Sobre a decisão anterior proferida pelo TJD/AP sobre a homologação dos resultados dos jogos, o diretor do Departamento Jurídico da FAF, Helder Marinho, já havia se manifestado reafirmando a posição combativa da entidade a qualquer prática de manipulação de resultados no futebol – que teria motivado o processo inicial, mas ressaltou acreditar que a decisão foi unilateral e equivocada, pois até o momento não era comprovado de forma efetiva qualquer prejuízo à competição ou influência nos placares.

“Em conjunto com os clubes filiados Trem Desportivo Clube e Independente Esporte Clube, o departamento jurídico da FAF tomou todas as medidas necessárias para suspender os efeitos danosos da decisão unilateral, a qual está em desacordo com as normas processuais. A FAF reafirma seu compromisso em se pautar pelo devido processo legal, buscando decisões consistentes e embasadas, garantindo a idoneidade das competições e preservando a integridade do esporte”, ressaltou Marinho.
Com a reforma da decisão, o departamento jurídico da FAF garantiu que a grande final ocorra sem intercorrências.

Grande final
O confronto decisivo entre Trem e Independente acontece na próxima quinta-feira (3/8), às 20h, no Zerão. Com o placar do jogo de ida (2X0), o Trem entra em campo com vantagem de saldo de gols.
Neste cenário, para vencer, o Carcará precisa marcar três gols de diferença ou dois gols para empatar e ir aos pênaltis. O rubro-negro, que detém o atual título de campeão, briga pelo tricampeonato, enquanto o Independente traz na bagagem a liderança inabalável de todas as rodadas.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.