FUTEBOL, ARTE E CIÊNCIA - AMO MEU CLUBE E O SEU TAMBÉM - SóEsporte
Colunistas

FUTEBOL, ARTE E CIÊNCIA – AMO MEU CLUBE E O SEU TAMBÉM

FUTEBOL, ARTE E CIÊNCIA

AMO MEU CLUBE E O SEU TAMBÉM

Não tenho nada contra Vasco e Flamengo e o seu time também. O que seria do Grêmio sem o Internacional? Do Treze sem o Campinense? Houve tempo que eu ia ao Maracanã já triste, este tempo durou muitos anos. É que meu Botafogo sempre perdia para o Vasco. Mesmo assim, no próximo jogo eu estava no Mario Filho, confiante que meu glorioso ia pagar suas dívidas. O Botafogo era chamado por nós de Selefogo, tal era o nível dos craques, Manga, Gerson, Garrincha, Jairzinho, Paulo Cesar e muitos outros. Estudo muito futebol, tenho respostas para muitas coisas do futebol, só nunca entendia porque minha agremiação sempre perdia para o Vasco. Como eu não entendia minhas derrotas, a torcida do Mengão não entendia o porque das derrotas para o Fogão. A torcida do mais querido questionava porquê seu clube perdia sempre para o Selefogo. Tem um pensamento popular que diz: “são coisas que só acontece ao Botafogo”.

Fico indignado quando vejo torcedores de Vasco e Flamengo se agredindo na frente do Maracanã, nos ônibus e até nos trens. Se um destes fechar as portas, o que sub-existir vai ficar menor do que o Bangu.

Outro dia um torcedor do Santos de Tereré me perguntou: Pimentel, o jogador Almir alguma vez lhe agradeceu porque você apresentou ele ao Botafogo? Pessoalmente não. Entretanto, quando meu glorioso estava quase fechando as portas, Almir fez os gols que o ajudou da degola, assim o Selefogo está vivo.

Em todo o mundo muitos clubes fecharam as portas. O que estou dizendo é que seu clube pode fechar também. O que fiz para que minha querida agremiação não fechasse: a) levei minha namorada para o Estádio Mário Filho; b) levei meu irmão menor, meu primo desempregado para ver o jogo; c) durante a semana eu ficava convidando os amigos, do time adversário e ás vezes pagava sua entrada. Fiz torcedores amigos, as crianças presenteava com camisas, boné do meu Botafogo.

Se você conhece algum turista na sua cidade, convide-o para conhecer seu clube. Uma lembrança do seu time é uma boa lembrança, assim você pode fazer mais um torcedor. Conte das grandes partidas do seu time, campeonatos ganhos, craques que se destacaram no futebol brasileiro.

Se você vai ao jogo com sua filha, leve a amiga dela. Dê carona a qualquer torcedor, mesmo do outro time, o importante é aumentar a arrecadação de sua agremiação. Um dia ele pode também levar você ao estádio.

Um estilista carioca, de repente orientou uma nova moda: Usar camisas de clubes de futebol. A moda pegou tão bem que foi sucesso em todo Brasil. As lojas ganharam dinheiro e os clubes também.

Meu medo do Botafogo fechar, é muito grande, não pense que estou exagerando. Tenho um DVD onde taxativamente o ex-presidente Bebeto de Freitas disse: “Quase o Botafogo fechava”. Antes mesmo da palavra do presidente eu já tinha esta fobia. E o que fazia para ajudar ao Selefogo? Durante a semana ficava convidando torcedores de outros clubes para ver o jogo no próximo domingo, contra seu time, até mesmo o Vasco e o Botafogo. Queria era ver a renda do meu clube. Com estes meus pensamentos, tem gente achando que não sou botafoguense, justifico dizendo que amo muito meu clube e não gostaria de ver ele fechar. Também amo muito o futebol, são 3:00 horas da manhã e estou escrevendo sobre futebol, e lhe pedindo para ajudar seu time, porque ele pode fechar. Não tenho problemas financeiros, mas meu glorioso tem muitos. Se você tem medo da sua agremiação fechar, e é possível, no próximo campeonato faça o que fiz e não brigue com outras torcidas, assim você vai perder dinheiro. Eles também ajudam a pagar as dívidas do seu clube. Dê carona, boné do seu clube, camisas, toalhas. Tudo isso eu fiz e faço. Não é difícil me encontrar com camisas de outros clubes que não seja Botafogo.

Prometo, se você seguir esta receita, você vai aumentar o número de amigos, de torcedores de futebol e a folha será paga em dia.

__________________________________

Eduardo Pimentel

Técnico de Futebol

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.