Futuro do futebol de 5: meninos até 15 anos treinam no CT Paralímpico - SóEsporte
FutSal

Futuro do futebol de 5: meninos até 15 anos treinam no CT Paralímpico

Futuro do futebol de 5: meninos até 15 anos treinam no CT Paralímpico

Por Comunicação CBDV

o maranhense Paulo Vítor está pela segunda vez com a seleção
Foto: Tadeu Casqueira/CBDV

Ricardinho, Jefinho, Nonato, Cássio, Damião e diversos outros jogadores. O Brasil tem o privilégio de ter um leque de opções para formar uma seleção forte, capaz de entrar em todas as competições para disputar o título. No entanto, uma hora esses jogadores alcançarão idades mais avançadas e naturalmente deixarão suas carreiras. E pensando à longo prazo, a CBDV deu início à um projeto este ano pensando no futuro e na renovação do futebol de 5 brasileiro.

Meninos entre 10 e 15 anos de idade estão no Centro de Treinamento Paralímpico desde o último domingo, 19, pela II Fase de Treinamento da Seleção Brasileira sub-15 de futebol de 5. O número de atletas ainda é tímido: seis. Mas suficiente para credenciar o trabalho como uma “grande sacada”, como disse o técnico dos promissores talentos, Antônio Bahia.
“A fase de treinamento é uma iniciativa importantíssima da CBDV porque está começando a renovar o futebol de 5 no Brasil. Hoje nós temos garotos de 10 anos que estão começando a conduzir e chutar a bola. Ter convício com a seleção principal e quando eles voltam para o clube, pelo fato de terem sido convocados para a seleção, começam a incentivar novos garotos a participar. Acho que o futuro da seleção está aqui. Daqui a oito, nove anos, nós vamos estar com esse garotos na seleção principal, na sub-23. Um trabalho importantíssimo, uma grande sacada do técnico Fábio Vasconcelos em dar essa oportunidade aos garotos”, vibrou o professor baiano.
São meninos de Goiás, Maranhão e São Paulo – dois de cada –, e o objetivo, além de formar novos atletas, é criar um estilo de treino e dar experiência aos novatos para que eles evoluam sem vícios. As etapas da seleção sub-15 também contam com técnicos da base convidados a participarem das atividades.
“O atleta quando vem pra cá leva a experiência dos métodos operantes da seleção, da forma como a gente trabalha. Alguns técnicos também que tem vindo e essa troca de experiência é fundamental para que a gente tenha um padrão de treinamento em todo o Brasil, para que essa iniciação venha sem muitos vícios. São trabalhos que a gente vem fazendo aqui que podem disseminar pelos clubes e isso é muito importante, uma grande troca de experiência”, pontuou Bahia.
Um dos participantes é o goiano Álvaro Costa, de 12 anos, da ADVEG-GO. Para o jovem, a experiência tem sido positiva e animada, principalmente pelas atividades que faz durante os treinamentos.
“Estou gostando muito, aqui a gente faz muitas coisas. Gosto mais de conduzir e chutar a bola. E também aprendemos fundamentos básicos, como alongar. A experiência que estou tendo aqui, a gente aprende muito com a comissão técnica”, contou o menino.
Álvaro e os outros companheiros retornam para as suas cidades no domingo, 26. Enquanto isso curtem o momento e o privilégio de dividirem o mesmo espaço que os ídolos da seleção principal nos treinamentos.
“Eles assistem ao treino e convivem na hora do almoço, do café. Estão sempre batendo papo. A gente tem a ideia de colocar eles junto no trabalho de condução de bola, é uma proposta para eles ganharem experiência. Acho que eles só têm a ganhar com isso”, confessou Antônio Bahia.
Confira a relação dos atletas e membros da comissão técnica presente na II Fase de Treinamento da Seleção Brasileira sub-15 de futebol de 5.
Goleiro
Jordan Soares (APADEVI-PB)
Vagner Gustavo Máximo Bueno (CESEC-SP)
Atletas de linha
Kauan Sabino da Silva (APADV-SP)
Paulo Vítor Pinheiro (ESCEMA-MA)
Álvaro Augusto Gonçalves da Costa (ADVEG-GO)
Francisco Antônio Soares (ADVEG-GO)
Marco Antônio Batista da Silva (APADV-SP)
Vinicius de Sousa Barbosa (ESCEMA-MA)
Comissão técnica
Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos – Técnico
Josinaldo Costa Sousa – Auxiliar Técnico
Eduardo Ugioni – Preparador Físico
Halekson Barbosa de Freitas – Fisioterapia
Alexandre Sérgio Silva – Fisiologista
Thaís Néri – Nutricionista
Hesogy Gley da Silva – Médico
Kelvin Gyulo Bakos – Coordenador
Antônio Bahia – Apoio Técnico
Fabrício Gomes dos Santos – Apoio Técnico
Legenda: o maranhense Paulo Vítor está pela segunda vez com a seleção
Foto: Tadeu Casqueira/CBDV
Comunicação CBDV
Tadeu Casqueira
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.